SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Metrô vai reduzir número de funcionários

Pesquisa divulgada pelo Instituto Locomotiva indica que sete em cada dez usuários avaliam que o Metrô precisa de mais funcionários, e 63% dizem que eles deveriam ser mais valorizados

Enquanto 70% dos usuários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) avaliam que é necessário o aumento do número de trabalhadores no sistema, dados do Programa de Demissão Voluntária (PDV), aberto este ano pela empresa, indicam um desfalque maior de funcionários para o próximo ano. Hoje, para os 9.914 cargos ativos, a companhia tem 9.282 empregados contratados. Além disso, 632 profissionais aderiram ao PDV. “É um processo de desmonte que piora o atendimento à população e vai ser usado para justificar a privatização”, afirma o diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Alex Santana.

Pesquisa divulgada na última quarta-feira (23), encomendada pelo sindicato ao Instituto Locomotiva, indica que sete em cada dez usuários avaliam que o Metrô precisa de mais funcionários, e 63% dizem que eles deveriam ser mais valorizados. O trabalho também indica a rejeição à privatização: 98% dos usuários defendem que é dever dos governos oferecer transporte público adequado para a população e 92% acreditam que o Metrô deveria receber mais investimento público.

Com a adesão dos trabalhadores ao PDV, o Metrô deve passar a atuar com 8.650 funcionários no próximo ano. Um déficit de 12,5% no número de trabalhadores que a empresa deveria ter, considerando os cargos em aberto. Para Santana, porém, o déficit é ainda maior, se ponderado que o Metrô abriu novas estações, no caso da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) e iniciou a operação de novas linhas, como a 15-Prata (Vila Prudente-Oratório).

“Também aumentou muito a quantidade de terceirizados. E na década de 1990 já havia cerca de dez mil metroviários. É impossível manter o mesmo número de funcionários quase 30 anos depois”, afirmou o dirigente.

As áreas que apresentam maior déficit são justamente as operacionais, em que 617 cargos estão vagos, segundo dados do Portal da Transparência do governo de São Paulo. Dentre as funções, há déficit de 129 trabalhadores na operação de trens e de 62 na engenharia. Faltam 106 servidores nas áreas administrativas. E outros 127 analistas de desenvolvimento. “Isso resulta em muitas horas extras e péssimas condições de trabalho. Mas mesmo assim não se consegue suprir a necessidade da demanda de passageiros”, destacou Santana.

Quando lançou o Programa de Demissão Voluntária, o Metrô informou que as vagas seriam preenchidas por novos servidores contratados. No entanto, a companhia tem apenas dois concursos ativos. Um para agentes de segurança, aguardando chamamento, e outro cujas provas ainda serão realizadas, para preenchimento total de 40 vagas, sendo 20 para a operação de trens.

Neste ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), iniciou o processo de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro (Aeroporto de Congonhas-Morumbi), do Metrô, e das linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os editais devem ser publicados ainda este ano.

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