Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

CPTM implanta “Operação Natal” na Estação Brás para atender aumento de demanda


    


Com a proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13º, o volume de pessoas que se destinam às regiões de compras cresce gradativamente, especialmente na Estação Brás, que está localizada em um dos principais polos comerciais da capital. Para atender esse público, a CPTM implantará a partir deste sábado, dia 26, a “Operação Natal” na Estação Brás.

Para se ter ideia do aumento da demanda, na segunda-feira, que antecedeu o feriado do dia 15, a Estação Brás registrou o embarque de 172.251 passageiros e bateu o recorde do ano. Essa marca superou em 8,63% o número de embarques registrado na mesma data de 2015, quando foram computados 158.567 usuários. Em dezembro, aos sábados, a Estação Brás chega a ter um milhão de usuários circulando pelo local.

Para facilitar o deslocamento desses usuários durante os embarques e desembarques, a ação contemplará até o dia 24/12, estratégias operacionais e o reforço da segurança durante toda a operação comercial. Aos sábados, o horário de pico será ampliado e o número de empregados da Estação Brás será elevado em 48%, passando de 44 para 65 empregados, contando com apoio do pessoal das outras linhas e o reforço de mais 10 agentes no efetivo da segurança.

Também será intensificada a emissão dos AP (avisos sonoros) e as informações de segurança aos usuários, como cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças e a compra antecipada do bilhete para a volta. Todos os guichês da bilheteria estarão abertos e haverá um exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas e no valor exato da tarifa.

Para organizar as filas na bilheteria serão usados direcionadores de fluxo e gradis para a linha de bloqueios (catracas). Também haverá orientação para o embarque seguro nas plataformas e acessos preferenciais às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outra ação importante é a implantação de um ponto de encontro, logo após a linha de bloqueios, para acolher momentaneamente pessoas que se desencontraram.

Além disso, a CPTM enviou ofício à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) solicitando a proibição do acesso de veículos à Praça Agente Cícero, que fica em frente à Estação Brás, para facilitar a saída e entrada dos usuários, evitando a aglomeração de pessoas e eventuais tumultos. A   Companhia também solicitou à Polícia Militar do Estado de São Paulo atenção especial no policiamento no entorno da Estação Brás e iniciou as tratativas com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) visando o reforço da segurança no local. 

Em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) pelo telefone 0800 055 01 21 ou através do site www.cptm.sp.gov.br.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Nossas Redes

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm