Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de novembro de 2016

Linha 7-Rubi ganha novos trens


Com passagem livre entre os carros, composições possuem monitoramento com câmeras externas e internas, acessibilidade e tecnologia de ponta

Os usuários da linha Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato) da CPTM acabam de ganhar dois novos trens. O governador Geraldo Alckmin entregou as composições nesta sexta-feira (18), durante a celebração dos 10 anos do CCO (Centro de Controle Operacional), um dos mais modernos centros de controle da América Latina, responsável pela operação das seis linhas da CPTM.

Os novos trens fazem parte do lote de 65 encomendados. Com eles, já são sete composições entregues este ano: duas para a frota do serviço Expresso Leste, na Linha-11 Coral, e cinco para a Linha 7-Rubi. As demais unidades serão entregues nos próximos meses e entrarão em operação após realização de testes, de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

"Os dois novos trens começam a operar a partir de hoje e vão substituir os trens da década de 50, antigos e totalmente defasados. Entao, há um ganho para a população com trens novos, menos interrupção, dimunuindo a superlotação", disse o governador.

Novos trens
Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), as composições possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

Os trens oferecem ainda aos usuários monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Centro de Controle Operacional
Implantado em uma área contígua à Estação Brás, o prédio do CCO foi inaugurado em novembro de 2006 e, além dos trens metropolitanos, também responde pela circulação dos trens de carga, nos trechos em que compartilham as vias com os trens de passageiros.

As instalações incluem as salas de controle de tráfego, de estratégia operacional e central de monitoramento da segurança, centro integrado de manutenção e a área de manutenção e restabelecimento do CCO.

Considerado por muitos como o cérebro da operação, a sala de controle de tráfego ocupa um espaço de 850m². Os painéis retroprojetados de controle de tráfego das seis linhas da CPTM estão instalados numa parede de 60 metros de comprimento por 8 metros de altura. À frente desses painéis, estão os consoles de operação de onde são emitidos os comandos para o campo e os equipamentos de comunicação dos controladores com os maquinistas.

Do Portal do Governo do Estado