Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo é a campeã de problemas

Na semana passada, os passageiros da linha 3-Vermelha se depararam com problemas na operação que duraram 26 horas.

A falha se somou a outras que tornaram a linha que liga as regiões leste e oeste da cidade a campeã de falhas neste ano, com 26 problemas notáveis entre janeiro e agosto, uma a cada nove dias em média – e um aumento de 85% sobre o ano passado.

Os dados, obtidos pelo Metro Jornal via Lei de Acesso à Informação, mostram que neste ano, o total de falhas notáveis das quatro linhas em operação sob administração da estatal cresceu 22,6%. Foram 65 ocorrências entre janeiro e agosto deste ano, ante 53 nos oito primeiros meses de 2015.

Segundo o próprio Metrô, ocorrência notável é aquela que afeta a circulação dos trens em algum trecho ou linha por mais de cinco minutos além do intervalo programado.

Os passageiros também sentem a alta de falhas e até se programam para isso. “Tem muita parada, demora para chegar [ao destino]. Eu saio de casa meia hora antes do que deveria para garantir que não vou atrasar”, disse a auxiliar de farmácia Camile Costa, 24 anos.

A comerciante Vera Oliveira, 52 anos, é outra que se programa para sair mais cedo do que precisaria devido aos problemas. Mas ela guarda elogios ao sistema: Mesmo assim, eu ainda acho que o metrô é o meio de transporte mais rápido.”

Para o mestre em transportes Creso de Franco Peixoto, os problemas tendem a acontecer em razão da probabilidade de falha de qualquer componente eletrônico. Ele avalia que elas tendem a estar aliadas a segurança operacional, para evitar riscos maiores, de  colisões ou acidentes.

O Metrô atribui a alta nas linhas Vermelha e Verde a falhas em trens  porque as composições são novas ou modernizadas.

Trem novo falha mais, diz companhia
O Metrô atribuiu a alta nas linhas Vermelha e Verde, que puxou as falhas para cima, a problemas em trens e que “todo trem novo ou modernizado requer acompanhamento técnico em seu período inicial de operação. Quanto mais novo for um trem, maior será o número de ocorrências apresentadas justamente porque equipamentos novos passam por uma fase controlada de estabilização de desempenho”.


Por Fabíola Salani - Metro Jornal SP

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