Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de agosto de 2015

Interior de São Paulo terá novo passeio de trem

Quem visitar a pequena e aconchegante Guararema, a aproximadamente 80 km da capital paulista, poderá realizar pequenas viagens de trem a bordo da “Velha Senhora”, uma Maria Fumaça 353 restaurada recentemente

A partir do segundo semestre, o interior de São Paulo terá uma nova opção de passeio turístico. Quem visitar a pequena e aconchegante Guararema, a aproximadamente 80 km da capital paulista, poderá realizar pequenas viagens de trem a bordo da “Velha Senhora”.

A Maria Fumaça 353 foi restaurada recentemente e seus três vagões poderão transportar até 130 passageiros.

O novo trecho autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem aproximadamente 6 km e liga as estações Central e Luiz Carlos. As duas estações foram revitalizadas de acordo com seus projetos arquitetônicos originais e têm reconhecido valor histórico na região. O trecho fazia parte da antiga linha que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo no início do século XX.

O passeio permitirá aos visitantes de Guararema aproveitar de uma vista deslumbrante das montanhas do município, famoso pela produção de flores e por seus casarões do século  XVIII. “O passeio percorre uma região de montanhas e rios que oferece ao visitante a sensação de voltar ao passado, na época das longas viagens de trem”, afirma em nota Helio Gazetta, diretor da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) de Campinas.

Fonte: Leia Já