Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
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Metrô recebe Prêmio Internacional de Transporte Público

O 61º Congresso da Associação Internacional de Transporte Público (UITP) premiou quatro projetos brasileiros pela inovação e pioneirismo em ações que proporcionam bem-estar e, com isso, colaboram para o fortalecimento do sistema de transporte público. Ao todo, a UITP analisou mais de 300 cases inscritos por associações e empresas de mais de 50 países, nas categorias “mundial” e “regional”. O evento deste ano foi realizado em Milão, na Itália, em junho.

Na Premiação Regional América Latina, os vencedores foram a Prodata Mobility Brasil, o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT)/Autopass e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

O “UITP Awards” premia os projetos mais inovadores desenvolvidos nos últimos dois anos em cidades e regiões de todo o mundo, que contribuam para o setor de transporte público e que atendam à proposta da UITP de duplicar o mercado de transporte em todo o mundo até o ano 2025.

 A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO (METRÔ) foi premiada na categoria Serviços a Clientes, entre os melhores projetos regionais, pela qualidade do relacionamento com seus usuários. “Ações de relacionamento inclusivas” é o título do trabalho apresentado pelo Metrô. O case destaca as diversas ações que desenvolve com vistas à inclusão social da população idosa e das pessoas com deficiência. Entre as atividades sistemáticas que o Metrô desenvolve semanalmente estão as visitas monitoradas com pessoas idosas, com o objetivo de orientá-las sobre o uso do sistema metroviário de transporte com a máxima segurança, incluindo a prevenção de comportamentos de risco. É o Programa Experiente Cidadão.

O Metrô paulista também mantém parcerias com instituições de reabilitação para treinamento do deslocamento do público idoso nas estações e trens, além de valorizar a capacitação contínua dos empregados para o atendimento às necessidades desses usuários específicos. No Metrô, há a orientação a todos os empregados para prestar auxílio aos que necessitem de ajuda, antes mesmo que venham solicitá-la. A locomoção dos idosos nas estações do Metrô conta ainda com o acompanhamento de estagiários do Programa Jovem Cidadão, que prestam auxílio também no embarque e desembarque.

Os idosos têm atendimento preferencial nas linhas de bloqueio (catracas) das estações.

Todos os trens dispõem de assentos preferenciais, que são identificados na cor azul clara e em número acima do determinado por lei.

Campanhas educativas frequentes ressaltam, em cartazes e mensagens sonoras, a necessidade dos idosos prestarem atenção nas escadas rolantes das estações, para segurarem nos corrimões e darem muita atenção aos degraus. É enfatizada a utilização preferencial dos elevadores. O Metrô produziu um “Manual do Usuário Idoso”, ilustrado e de fácil compreensão, sempre enaltecendo o devido respeito ao cidadão com idade avançada..

Aos usuários em geral, é realçada a importância de se evitar acidentes ao embarcar e desembarcar dos trens, assim como nas escadas e corredores, respeitando a presença de idosos.

Fonte: Site da UITP

 

 

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