Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Prioridade do governador Geraldo Alckmin, trem até Sorocaba não sai do papel

Classificados, até o ano passado, como projetos "prioritários” pelo governador Geraldo Alckmin no setor de transporte, os trens regionais – incluindo uma linha ligando a Capital a Sorocaba e passando pelos municípios da região Oeste – ainda não saíram do papel.

De acordo com a CPTM, a MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) para os trens, apresentada ao governo do Estado pelas empresas BTG Pactual e EDLP – Estação da Luz Participações, está em fase de análise pelo Conselho Gestor das PPP’s(Parcerias Público Privada, já que vai envolver uma parceria com o setor privado.

A proposta foi apresentada em 2012 e a situação atual é a mesma divulgada pela empresa em setembro do ano passado. Só com a aprovação do conselho os estudos são liberados às empresas, que ficarão responsáveis pelos desenvolvimentos dos projetos básico e executivo para início das obras.

A MIP abrange, segundo a CPTM, construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante (trens) para operar uma rede integrada de linhas de trens, abrangendo também as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos e Taubaté.

Já o projeto inicial do trem até Sorocaba prevê uma linha ferroviária, com 87,65 quilômetros de extensão em via dupla, passando por Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Os trens devem fazer o trajeto em cerca de 50 minutos, a uma velocidade média de 160 km/h. Estão planejadas ainda quatro estações de embarques: Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba.

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