Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
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13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
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8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
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15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
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Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Suspensa, obra da linha 4 agora deve ficar para 2017

As obras das estações Higienópolis/Mackenzie e Oscar Freire, da linha 4-Amarela do Metrô, cuja última previsão era que fossem finalizadas no ano que vem, foram suspensas e o contrato deverá ser rescindido.

Com isso, uma nova licitação precisará ser feita para contratar uma empresa para terminar essas obras. A previsão agora é que ambas fiquem prontas no mínimo em 2017, considerando que as obras sejam retomadas no início do ano que vem.

Segundo o  secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, se as  obras forem iniciadas no começo do ano que vem, em 12 meses deve ser entregue a Higienópolis, em 15 meses a Oscar Freire, 18 meses a Morumbi e em 24 meses a Vila Sônia.

Na quinta, em Brasília, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que já há empresas interessadas em participar do processo.

Queda-de-braço

A rescisão do contrato foi anunciada pela manhã pelo governo estadual como iniciativa sua. À tarde, o consórcio Isolux Corsán-Corviam, que era responsável pela obra, soltou nota dizendo que o cancelamento partira da empresa. À noite, o Metrô emitiu nova nota reafirmando que iniciara a rescisão dos contratos.

Em fevereiro, o Metro Jornal havia mostrado que as obras estavam paradas. Em março, após vistoria do Banco Mundial, que financia o empreendimento, ficou acertado que o consórcio terminaria as duas estações. A São Paulo-Morumbi e a Vila Sônia passariam por nova licitação.

O Metrô diz que, em abril, os operários da Isolux Corsan-Corviam retornaram aos canteiros, "mas a falta de materiais e equipamentos fez com que os serviços não avançassem e cláusulas contratuais fossem violadas". A companhia alega ter aberto então processo de rescisão unilateral e informa que as multas previstas, somadas, podem chegar a R$ 23 milhões.

De sua parte,  a Isolux  alega ter encaminhado ao Metrô há cerca de 15 dias uma correspondência em que "solicitava a regularização dos aditivos e a entrega de projetos executivos". Diz ter ficado sem resposta do Metrô e, por isso, teria pedido a rescisão do contrato.

O Metrô reafirmou ter sido sua a iniciativa, divulgando carta de 29 de julho enviada ao consórcio comunicando o início do processo administrativo.   

Jornal Metro

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