Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de dezembro de 2012

Linhas do Metrô vão operar ininterruptamente na virada do ano

A partir da próxima sexta-feira (28/12), o Metrô iniciará estratégia especial de operação para facilitar a viagem de quem for deixar a cidade durante o feriado prolongado de Réveillon.

Na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), principal via de acesso aos terminais rodoviários Jabaquara e Tietê, haverá reforço na oferta de viagens no período da noite de sexta-feira. Nas demais linhas, a frota de trens em circulação não sofrerá alterações.

Durante o sábado e o domingo (29 e 30/12), a frota de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana típico.

Na segunda-feira (31), véspera do Ano Novo, a oferta de trens em todas as linhas também será mantida semelhante à que opera em um domingo típico.

Noite de Réveillon

Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) será ininterrupta durante toda a madrugada. A operação da Linha 4-Amarela (Butantã-Luz), na noite de 31/12, também será ininterrupta em todas as estações.

Quem for comemorar a chegada de 2013 na Avenida Paulista, terá no metrô a melhor opção de transporte, podendo embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp), 3-Vermelha e 4-Amarela, até as duas horas da manhã. Na Linha 5-Lilás, até a 0h. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque.
Estação Trianon-Masp fecha mais cedo

Por estratégia de segurança, devido a sua proximidade ao local do evento, a estação Trianon-Masp será fechada às 18h do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.

Durante o Réveillon, a frota de trens em operação será reforçada, o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado e os usuários orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento, por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras.

Para uma viagem mais segura e tranquila, o Metrô faz algumas recomendações simples. Para não ter que conviver com filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens. Para evitar riscos desnecessários durante a viagem, o ideal é evitar aglomerações na região das plataformas e mezaninos das estações. Ao chegar à estação de destino, o usuário deve desembarcar tranquilamente, respeitando a sinalização e seguindo as orientações dos empregados.

Vale lembrar que é proibido no Metrô o embarque portando bebida alcóolica.

No primeiro dia de 2013, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Retorno tem antecipação de horário

Na quarta-feira (2/1), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as 4h nas linhas 1, 2 e 3. Na Linha 5, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

Metrô