Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de dezembro de 2012

Governo desiste de retomar ferrovia da MRS em Santos


O governo não irá retomar o trecho ferroviário de acesso ao Porto de Santos atualmente concedido à MRS. A declaração foi feita nesta terça-feira pelo presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. "A primeira ideia era isso, tínhamos conversado com eles essa possibilidade, eles estariam de acordo, mas aí percebemos que não precisa, nem vale a pena."
Bernardo esclareceu que não a retomada não será necessária, porque serão construídas duas ferrovias, os trechos Norte e Sul do Ferroanel. "Vamos também assumir a malha interior do Porto de Santos, a Portofer, que é federal e não enfrenta problemas de rescisão nem por parte da ALL nem por parte do Porto de Santos, e o que vamos fazer efetivamente é assumir o controle da gestão do tráfego nessa região."
De acordo com Figueiredo, toda a circulação de trens da malha da MRS quando entra em Mogi das Cruzes, em São Paulo, no sistema metropolitano, quanto da América Latina Logística (ALL) em Campinas, no interior de São Paulo, terá um único controle operacional. "Com isso vamos otimizar e evitar disputa entre concessionárias."
O presidente da EPL participou de evento em São Paulo promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre).