Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de dezembro de 2012

CPTM vai abrir no dia 6 de janeiro a estação provisória Suzano

Estação Suzano

Previsão era de que tivesse entrado em operação ontem; mudança da data ocorreu depois de vistoria no local

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ontem que a estação provisória de Suzano será aberta aos passageiros no próximo dia 6. A previsão inicial da empresa estadual era de que as plataformas temporárias entrassem em operação ainda em dezembro. O domingo acabou sendo escolhido em função da migração dos sistemas, que só pode ser executada em finais de semana

De acordo com a assessoria de Imprensa, já foi concluída a demolição dos imóveis que interferiam na obra e as equipes continuam trabalhando na execução das salas técnicas e caixas d´água. Também estão em andamento o serviço de nivelamento do terreno e a execução de blocos de fundações para as plataformas.

Na manhã de ontem, o DAT esteve no local e verificou que os funcionários da empreiteira Mendes Júnior estão trabalhando em diversas frentes, inclusive para a conclusão da plataforma e das escadarias que darão acesso às bilheterias, tanto pela rua Dr. Prudente de Moraes quanto pela avenida Major Pinheiro Fróes. A cobertura do acesso não foi instalada ainda. Todo serviço deverá ser concluído até o final da próxima semana.

O DAT apurou que a direção da CPTM pretendia inaugurar ontem a estação provisória. Diretores da companhia, que é vinculada à Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, chegaram a vistoriar a obra na semana passada e constataram que o espaço temporário de embarque e desembarque não ficaria pronto em tempo.

Ficou estabelecido, então, o dia 6 de janeiro para o início da operação da estação provisória, que deverá ser utilizada até meados de 2014, quando a CPTM poderá inaugurar a definitiva, que será erguida no terreno da antiga, cuja demolição acontecerá logo depois que os serviços forem transferidos para a provisória.
Enquanto os funcionários da Mendes Júnior correm para liberar a nova passarela, as bilheterias e as plataformas na primeira semana de 2013, fontes ligadas à CPTM alertaram sobre eventuais problemas que poderão ocorrer assim que a estrutura for aberta ao público.

A preocupação maior é com o fato de que o acesso sobre os trilhos servirá para os usuários alcançarem as novas plataformas e também para ir de um lado a outro da cidade. Segundo informações da própria CPTM, a passarela de pedestres (que abriga dezenas de vendedores ambulantes) deverá ser demolida em janeiro e, com isso, a passagem ainda em obras terá dupla finalidade: garantir o acesso dos passageiros às plataformas e a ligação a milhares de pedestres entre o centro e a região norte de Suzano. "As escadas (externas) não comportarão tanto movimento", observou um servidor que pediu anonimato.

DAT