Será divulgado na próxima segunda-feira (23) o nome da empresa que vai realizar o projeto executivo para reforma de algumas das estações da linha 10 da CPTM. O principal motivo para readequação das paradas da linha turquesa é a implantação do Expresso ABC, promessa antiga do governo do Estado.
Ao elaborar o projeto executivo, o vencedor da licitação ficará responsável por apontar as diretrizes que deverão ser adotadas pela construtora durante a reforma das estações. Uma espécie de “manual” que deverá ser seguido pela empresa que fará a obra.
Cada detalhe deve constar no projeto, como por exemplo, estudos do sistema viário da região, levantamento topográfico, e equipamentos necessários para a operação da estação. Fazem parte também itens com paisagismo, comunicação visual e instalações hidráulicas.
A empresa que será anunciada como vencedora do certame na próxima segunda-feira, ficará responsável por elaborar o projeto executivo para reforma das estações Ipiranga, Utinga e Prefeito Saladino.
Na terça-feira (24), a CPTM vai divulgar o resultado de outra licitação, que vai definir quem ficará responsável pelo projeto das estações Ribeirão Pires e Guapituba. O mesmo acontece no dia 9 de fevereiro, na licitação que inclui as reformas das estações São Caetano e Brás.
“Estas estações ficarão no padrão Tamanduateí, muito mais moderno, com critério de acessibilidade e já preparadas para o Expresso ABC”, explica o líder do PSDB na Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Transportes, Orlando Morando.
As empresas vencedoras das licitações terão oito meses para elaborar os projetos. Após esta fase, o governo abrirá outra licitação para definir qual construtora irá fazer a reforma das estações. No entanto, não há prazo para que isso aconteça.
Atraso
Se a promessa feita pelo ex-governador José Serra tivesse sido cumprida, as estações da linha 10 já teriam sido reformadas, e o Expresso ABC estaria em funcionamento. O tucano prometeu – reiteradas vezes -, durante sua gestão, que o Expresso ABC entraria em operação em 2010.
Se a promessa feita pelo ex-governador José Serra tivesse sido cumprida, as estações da linha 10 já teriam sido reformadas, e o Expresso ABC estaria em funcionamento. O tucano prometeu – reiteradas vezes -, durante sua gestão, que o Expresso ABC entraria em operação em 2010.
A promessa, no entanto, não se traduziu em verbas suficientes para que o projeto saísse do papel. A previsão do governo Alckmin é que a linha expressa comece a funcionar em 2014.
Quando estiver em funcionamento, o Expresso ABC deve facilitar o transporte de quem mora na região e precisa ir para São Paulo. O trem vai partir de Mauá e deve seguir até a estação Brás ou Luz, parando somente nas principais estações, como Santo André, São Caetano e Tamanduateí, o que deve diminuir o tempo de viagem. A linha será operada através de uma PPP (Parceria Público-Privada).
http://www.reporterdiario.com.br
http://www.reporterdiario.com.br