Segundo o jornal Folha de S. Paulo, inicialmente a interdição será em horários reduzidos - no dia 22, quando inicia a operação, será das 4h40 às 12h - e em trechos menores, como entre estações.
Mas, em junho, para quando está prevista a conclusão da instalação, será necessário parar a linha toda, que recebe nos domingos cerca de 171 mil passageiros, ou 30% do fluxo de dias úteis.
Segundo o Metrô, os usuários serão avisados com uma semana de antecedência, e quem se cadastrar no site do serviço pode receber os anúncios de interdição por e-mail ou SMS.
O novo sistema, chamado de CBTC e usado no transporte de Londres e Nova York, controla com mais eficácia a velocidade e a frenagem dos carros, que poderão diminuir a distância entre um e outro de 150 m para 15 m.
Com isso, cerca de 114 mil pessoas a mais poderão utilizar a linha 2, em adição às 570 mil atuais. A espera em horários de pico deve diminuir de 2 minutos e 12 segundos para 1 minuto e 46 segundos. O sistema já vem sendo testado à noite, em trens vazios, uma vez que o trabalho era para ter sido entregue em 2011. O mesmo sistema, que recebeu R$ 700 milhões em investimentos, será testado nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha no segundo semestre.
Folha de S. Paulo
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