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20 de janeiro de 2012

CPTM Define modelo operacional da Linha 10 - Turquesa



A STM [Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos] esclarece que durante o período das obras de modernização das vias da CPTM, na região da Estação da Luz, realizadas entre agosto a dezembro do ano passado, houve significativo crescimento na demanda de usuários com a integração da Linha 4-Amarela de metrô àquela estação. Através de pesquisa, a CPTM coletou dados sobre a movimentação de usuários com a nova configuração e adotou um novo modelo operacional para as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.

O objetivo é atender, com maior segurança, aos 465 mil passageiros que por dia circulam na Estação da Luz. A decisão, portanto, levou em consideração aspectos técnicos, já que intervenções na Estação da Luz, que é um patrimônio histórico, são restritivas. Além disso, o usuário foi ouvido em pesquisa, a qual revelou que 56% avaliaram as mudanças de forma positiva e consideram os serviços prestados ótimo ou bom no geral.

De posse desses dados, a CPTM adotou medidas que, se por um lado alterou a rotina de deslocamento de uma parcela dos usuários da Linha 10-Turquesa que desembarcavam em Luz, trouxe benefícios à coletividade, especialmente aos usuários das linhas 7-Rubi, 11-Coral e da própria Linha 10-Turquesa. Isso porque a reorganização das linhas melhorou consideravelmente a circulação de pessoas no interior da centenária estação.

Antes da mudança da Linha 10 para a estação Brás, as três linhas [7, 10 e 11] estavam concentradas no mesmo local e as quatro plataformas existentes eram divididas da seguinte forma: uma atendia o embarque e desembarque da Linha 7, outra o embarque e desembarque da Linha 10 e o Expresso Leste, que transporta o maior número de usuários, era o único que operava com duas plataformas distintas para embarque e desembarque. Entretanto, com o aumento constante da demanda no sistema, a circulação no interior da estação ficava comprometida, criando situações de conflito nos momentos de embarque e desembarque, nos horários de pico.

Na estação Brás, a Linha 10-Turquesa passou a dispor de duas plataformas: uma para o embarque e outra para o desembarque. Isso deu mais segurança e agilidade à operação. Além disso, a Linha 10 teve o intervalo reduzido de 6 para 5 minutos.

O novo modelo também beneficiou a Linha 7-Rubi, que passou a contar com plataformas exclusivas para embarque e desembarque, proporcionando, além da segurança, mais tranqüilidade à operação na própria plataforma central, que era compartilhada pelos usuários no desembarque da Linha 11-Coral e embarque e desembarque da Linha 7-Rubi e que agora passou a ser realizado de forma separada.
Os usuários que precisam seguir rumo à Estação da Luz podem usar os trens do Expresso Leste, na própria estação Brás, onde também há transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha do Metrô.

Cabe lembrar que considerando o desenvolvimento do ABC, o Governo do Estado trabalha para implantar duas novas linhas de transporte sobre trilhos para atender a região. A Linha 18-Bronze, do Metrô, ligará, por meio de monotrilho, a futura estação Alvarenga, em São Bernardo do Campo, à estação Tamanduateí, que tem conexão com a Linha 2 do Metrô e a Linha 10 da CPTM, além do projeto Expresso ABC, que ligará Mauá à capital.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos reitera que todas as mudanças implementadas reforçam o conceito de rede, buscando ampliar a mobilidade urbana sem aumento de custo para o usuário, já que as integrações são gratuitas. Tanto assim, que os usuários da Linha 10-Turquesa, com destino à região de Pinheiros e do Butantã, estão sendo beneficiados diretamente pela conexão com a Linha 2-Verde, em Tamanduateí. Lá o movimento, que era de 13 mil usuários por dia, após a inauguração da nova estação integrada ao Metrô, saltou para 70 mil. 

Cabe destacar que com o atual modelo, as integrações gratuitas da CPTM com estações do Metrô, estão distribuídas da seguinte forma: 

2 conexões na Linha 7-Rubi: na Barra Funda, com a L3; e na Luz, com a L1;
1 conexão na Linha 8-Diamante: na Barra Funda, com a L3;
2 conexões na Linha 9-Esmeralda: em Pinheiros, com a L4; e em Santo Amaro, com a L5;
2 conexões na Linha 10-Turquesa: em Tamanduateí, com a L2; e no Brás, com a L3;
3 conexões na Linha 11-Coral: no Brás, com a L3; e na Luz, com as L1 e L4;
1 conexão na Linha 12-Safira: no Brás, com a L3. 



Fonte: CPTM


Página: Oficial Diário da CPTM

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