Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de janeiro de 2012

A História do Castelinho da Estação Calmon Viana

O Castelinho é tombado com patrimônio Histórico da Cidade de Poá 

Antigamente quando o trem usava a plataforma 3 onde está localizado o Castelinho na Estação de Calmon Viana parte dos Usuários reclamavam porque dependendo de onde eles estavam no trem praticamente não tinham plataforma para descer,  ´´davam de cara com a parede do castelinho``.   


Quando a CPTM foi reformar a estação de Calmon Viana eles iam derrubar o castelinho para melhorar a operação, concluindo Calmon Viana faz parte do Município de Poá e Poá tombou o castelinho como Patrimônio histórico do Município, portanto a CPTM não pode derrubar o castelinho.  


Um problema porque quando o trem da Linha 12 for até Suzano irá utilizar a Plataforma onde está o castelinho, uma das soluções apontadas seria colocar um trem de carga desgovernado para resolver o problema, só que até agora não foi apontado o que fazer.

História 


Estação Calmon Viana da CPTM
Estação Calmon Viana é uma estação ferroviária da linha 11 da CPTM e terminal da linha 12 da CPTM, localizada em Calmon Viana, Poá, município do estado de São Paulo, Brasil. Junto a ela está instalado um pátio utilizado pela CPTM como apoio para serviços de manutenção e também para manobra de composições.
 Um pouco da História da Estação de Calmon Viana texto  abaixo(Wikipédia)
Construída junto com a Variante Poá da EFCB em 7 de fevereiro de 1926, somente foi inaugurada junto com o a variante em 1 de janeiro de 1934. Recebeu o nome de Calmon Vianna, em homenagem ao engenheiro ajudante da 5º Divisão da EFCB, Antonio Calmon Vianna. Antes de ser administrada pela CPTM, a estação pertenceu a outras estatais (EFCB, RFFSA, EBTU e CBTU) que eram, na época, responsáveis pelas linhas.


O prédio da estação é o original, e desde a sua abertura nunca havia passado por uma grande reforma, o que causou por décadas desconforto aos usuários, por se tratar de uma estrutura antiga e desatualizada, não possuindo inclusive, acessibilidade.


No dia 15 de Outubro de 2010, a estação foi reinaugurada após sofrer a sua primeira grande reforma que, embora tenha preservado o prédio original (localizado ao centro das plataformas), modernizou a estrutura da estação com a implantação de uma nova passarela metálica; elevadores, sanitários e sinalização moderna para portadores de necessidades especiais; banheiros públicos e bicicletário, além de outras melhorias em comunicação visual.


Também foi construída uma nova plataforma, a quarta da estação. Na cerimônia de reinauguração da estação, também foi entregue uma composição nova para a Linha 12. Estiveram presentes o Governador de São Paulo, Alberto Goldman, o Prefeito de Poá, Francisco Pereira de Souza e o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda.