Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de janeiro de 2012

CPTM realiza exposição São Paulo 4 Estações

Estação Júlio Prestes Linha 8-Diamante da CPTM
A exposição São Paulo 4 Estações, que será inaugurada oficialmente dia 23 de janeiro na Estação Júlio Prestes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), conta com imagens que destacam uma ótica histórica, arquitetônica e urbanística da cidade, que comemora 458 anos no dia 25. 

As fotos foram feitas por adolescentes beneficiários do Instituto BRASIL do Terceiro Setor, sob orientação do professor e fotógrafo Marco Aurélio Olímpio.

O projeto São Paulo 4 Estações ressalta a São Paulo de crescimento acelerado, que teve o marco inicial na Estação da Luz (1866). Tal ideia, além de expor uma arte por meio de reproduções fotográficas, também proporcionou aulas de fotografia para cerca de 30 jovens.

Com o objetivo de apresentar a contínua construção do espaço geográfico gerado pela ação da indústria e do empresariado e também destacar a presença dos imigrantes nas transformações ocorridas por toda a cidade, os adolescentes capturaram durante oito meses, entre aulas teóricas e práticas, imagens de importantes pontos históricos de São Paulo, como as vias férreas e o Museu dos Imigrantes.

A amostra foi planejada em blocos de imagens divididos por períodos históricos, que se iniciam na pela fase pré-industrial. Foi nessa época que a Estação da Luz teve papel relevante na economia cafeeira, destacando o Estado de São Paulo nos cenários nacional e internacional.

Ainda na fase pré-industrial destacam-se as residências dos Barões do Café próximas à Estação da Luz. Há imagens, por exemplo, do Palácio dos Campos Elíseos que, a partir de 1915, tornou-se a moradia oficial dos governadores do Estado e do Palácio das Indústrias, localizado no Parque D. Pedro II.  

Em dezembro de 2011, houve uma exibição parcial no Espaço Cultural CPTM da Estação Brás. Depois de passar pela Estação Júlio Prestes, a exposição seguirá para as estações José Bonifácio e Barra Funda, da CPTM.

As 100 fotografias estarão à mostra em 50 expositores dupla face, por cerca de 30 dias, em cada estação, na área paga.


CPTM