Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de dezembro de 2018

Linha 4-Amarela facilita acesso a opções de lazer durante as férias

Para fugir do trânsito e aproveitar o lazer durante as férias, o entorno das estações da linha 
conta com alternativas de passeios culturais e opções gastronômicas

Para quem decidiu passar as férias e festa de fim de ano em São Paulo, há uma programação repleta de atrações para os mais variados públicos. A Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo é uma opção rápida, eficiente e segura para inúmeras opções de passeios no entorno de suas estações, como atividades culturais a esportivas que podem ser aproveitadas inclusive aos fins de semana. Confira:

Estação Luz

Nas proximidades da Estação Luz está o Museu de Arte Sacra, que oferece, aos sábados, opções gratuitas para visitação de algumas de suas mostras. Além disso, menores de sete anos tem entrada franca. Pela Estação Luz também é possível acessar a Pinacoteca. Lá, menores de 10 anos não pagam a entrada. Vizinho do museu está o parque mais antigo da cidade, o Parque da Luz, que conta com playground, equipamento de ginástica, pista de cooper, paraciclo e áreas de bem-estar, além de várias espécies de aves que habitam no local.

Estação República

A partir da Estação República, chega-se facilmente à Biblioteca Mário de Andrade e à praça que leva o mesmo nome da estação. Também é possível ir ao Theatro Municipal, que oferece uma visita educativa que dura 1 hora e meia e acontece de quarta-feira a sábado.

Estação Higienópolis-Mackenzie

O Sesc Consolação, que funciona de segunda a sábado, fica próximo à Estação Higienópolis-Mackenzie e conta com o Teatro Anchieta, uma área de convivência, saguão de exposições, lanchonete, espaço de leitura, piscinas, ginásios, salas de ginástica e dança, entre outras atividades.

Estação Paulista

Ao lado da Estação Paulista está o cinema Belas Artes, que tem uma programação diferenciada, com uma média de 10 filmes em cartaz por semana, e uma variação de gêneros, desde filmes de arte a clássicos antigos, passando por produções contemporâneas. Próximo dali está o Instituto Moreira Salles, o IMS Paulista, com exposições, um cineteatro, uma biblioteca de fotografia, a loja/livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio. Pela estação também é possível chegar ao estádio do Pacaembu, que abriga o Museu do Futebol. Às terças-feiras, a entrada para o museu é gratuita para os visitantes; menores de sete anos não pagam ingresso em todos os dias.

Estação Oscar Freire

Próximo da Estação Oscar Freire é possível encontrar o que há de melhor na gastronomia de São Paulo, de restaurantes acessíveis até os mais sofisticados, desde a culinária francesa até as pizzarias tradicionais. Assim como nas proximidades da Estação Fradique Coutinho, que conta com restaurantes e bares no seu entorno.

Estação Pinheiros

O Sesc Pinheiros está na proximidade tanto da Estação Pinheiros quanto da Faria Lima. A unidade tem programação especial durante o período de recesso escolar. Ainda pela Estação Faria Lima, é possível chegar rapidamente ao Mercado Municipal de Pinheiros e no Instituto Tomie Ohtake, que recebe exposições e oferece outras atividades.

Estação Butantã

Da Estação Butantã estão próximos o Instituto Butantan e a Cidade Universitária (USP). O Instituto possui edifícios históricos e contemporâneos, que abrigam laboratórios de pesquisa, museus e biblioteca. Menores de sete anos não pagam entrada para visitar os museus. Já o complexo da Cidade Universitária é ideal para práticas esportivas e passeios ao ar livre.

Estação São Paulo-Morumbi

A Estação São Paulo-Morumbi, inaugurada em outubro deste ano, fica próxima ao Parque Previdência, com área de bem-estar, trilhas, pista de cooper, caminhada, playgrounds, viveiro de animais e orquidário. Próximo dali também tem outro parque, o Luís Carlos Prestes, que oferece o mesmo que o Previdência e ainda conta com churrasqueiras e quiosques.

ViaQuatro