Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de dezembro de 2018

Falta de limpeza nos trens da CPTM põe em risco a saúde dos passageiros


Contrato com a empresa responsável pela limpeza dos trens não foi renovado, e o serviço deixou de ser realizado.

Quem utiliza os trens da CPTM, já está acostumado com uma série de problemas. Porém risco a saúde é o mais recente problema da companhia.

Os trens da CPTM, segundo apuração da equipe do Diário em especial na Linha 7-Rubi e 11-Coral, estão a 41 dias sem limpeza feita por equipes especializadas. É notável trens com pisos sujos, janelas sem limpeza, assim como os assentos, portas e barras de ferro, onde se seguramos quando estamos em pé.

A CPTM desde então, tem feito o trabalho de maquiar a falta de higiene nos trens, mas fotos e relatos de insatisfação que recebemos dos usuários, tem comprovado a falta de interesse da companhia em resolver o problema. O principal risco além da sujeira que já é desagradável, é o risco a saúde. Doenças contagiosas como gripe e conjuntivite, podem ser facilmente transmitidas ao contato com as barras de ferro ou outras partes internas do trem, apenas no contato com a área contaminada. Junto a isto, os constantes e diários problemas com ar condicionado, que vai de mal funcionamento dos equipamentos, ou variações notáveis de temperaturas desnecessárias, contribuem para propagação de doenças.

A CPTM por outro lado, não se manifestou publicamente sobre o problema do serviço de higiene dos trens até o momento.

Por Willian Moreira