Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de fevereiro de 2013

Metrô de São Paulo revitaliza 20 estações como parte das preparações para a Copa do Mundo


Intervenções fazem parte da preparação para a Copa de 2014

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) está revitalizando 20 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha como parte das preparações para a Copa do Mundo Fifa 2014.

A cargo da Concrejato, que venceu licitação no valor de aproximadamente R$ 41,5 mil, as intervenções incluem serviços de limpeza e reparo de estruturas, substituição de placas pré-moldadas e torres de ventilação, revitalização de sistemas associados referentes à comunicação visual, além de recursos complementares de apoio a tapumes, fundações, vias, logradores públicos e passeios.

Os trabalhos começaram em janeiro e devem ser finalizados entre 18 e 24 meses. As estações contempladas pelos serviços são: Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, Paraíso, São Bento, Luz e Portuguesa Tietê (Linha 1); Brigadeiro, Trianon Masp, Consolação e Sumaré (Linha 2) e Corinthians Itaquera, Artur Alvim, Tatuapé, Brás, Praça da Sé, Anhangabaú, República, Marechal Deodoro e Palmeiras Barra Funda (Linha 3).

Ampliação

Recentemente, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou que abrirá concorrência internacional para as obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6 do Metrô, que será compreendida entre as estações Vila Brasilândia, na zona Norte da capital paulista, e São Joaquim, na Linha 1-Azul.

A nova linha ainda deve se integrar com as linhas 7 e 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na futura estação Água Branca, e na Linha 4, na futura estação Higienópolis-Mackenzie.

As obras estão estimadas em R$ 7,8 bilhões, sendo 50% possivelmente desembolsado pelo Tesouro do Estado na fase de implantação. O trecho vai atender aos bairros de Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré e Boa Vista, com uma demanda de aproximadamente 633,6 mil passageiros diários.