Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são sempre postadas e atualizadas no perfil do Diário no Twitter.

Twitters com informações sobre metrô e CPTM fazem sucesso


Ricardo Guimarães é o twitteiro do "Diário da CPTM", com mais de 3.000 seguidores em seis meses, que falam dos problemas das linhas de trem


Não são nem 6h da manhã, e Ricardo já está a mil. Dá bom dia aos mais de 3.500 seguidores, se certifica de que tudo "opera normalmente", para, em seguida, acrescentar que surgiu um problema.

Digita do celular, dentro de um trem que o leva de Francisco Morato (Grande SP), onde vive, até a estação Barra Funda (zona oeste).

Minutos depois, antes de embarcar na Vila Matilde (zona leste), Adilson inicia jornada semelhante, com cerca de 200 informes diários (3.000 em dias turbulentos).


A missão que Ricardo Guimarães, 22, e Adilson Silva, 32, abraçaram é a mesma: divulgar, a cada instante, as condições das linhas de trem e metrô paulistanas.

Tudo pelo Twitter. Eles passam o dia on-line.

Atualizam seus perfis com base em informações de outros passageiros, observadas por eles próprios ou colhidas oficialmente com as companhias. Esse trabalho é feito, inclusive, em fins de semana e feriados. Detalhe: eles não recebem nada por isso.

Ricardo começou com o blog "Diário da CPTM", que, em dois anos, já recebeu mais de 1 milhão de visitas.

Há seis meses, criou o @DiariodaCPTM no Twitter.

"O problema da CPTM é a falta de informação", critica Ricardo. "Eles fazem uma obra e não avisam, ou só em cima da hora. As pessoas me procuram para se informar, e me sinto satisfeito por isso."

Adilson Silva criou um perfil no Twitter, @UsuáriosMetrôSP, em que divulga informações passadas pelos usuários sobre os problemas do metrô de São Paulo
Já Adilson diz que a criação do @UsuariosMetroSP há quase um ano surgiu como uma brincadeira. "Queria compartilhar situações divertidas que via no metrô, mas logo se tornou um serviço."

Ele diz que, no período, o Metrô se tornou mais transparente, fazendo questão de responder às dúvidas ou reclamações postadas.

Chegou a ser convidado para reuniões e propôs soluções para problemas encontrados na estação Brás.

Facilita o canal o fato de ele nunca publicar palavrões nem mensagens de cunho político -mesmo sendo seguido por alguns vereadores.

Ele é supervisor de helpdesk das 9h às 17h, quando não pode dar tanta atenção ao "trabalho voluntário".

Mas, nas horas de pico, até 0h, está sempre on-line, monitorando o que outros usuários informam.

Foi assim que descobriu, antes de sites noticiosos, que havia tido uma colisão entre trens da Linha Vermelha, que resultou em 49 feridos, em maio.

Também divulgou antes o início e o fim da greve dos metroviários.

Por outro lado, já sofreu resistência até mesmo em casa. "Minha mulher, no início, me criticou bastante, porque tinha acabado de nascer meu filho. Mas hoje ela vê com outros olhos. Faço porque gosto, posso ajudar outras pessoas."

Folha

Curta nossa página no facebook

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com