Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de julho de 2012

Obras de modernização alteram operação no fim de semana [14 e 15/ 07]

A CPTM prossegue com as obras de recapacitação da infraestrutura, em quatro linhas, neste fim de semana, dias 14 e 15. Confira as alterações que impactarão os intervalos deste sábado e domingo.

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: no domingo [15], das 4 às 12h, os trens vão operar somente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato. Para chegar à Estação da Luz, os passageiros deverão se transferir para as linhas 3-Vermelha e 1-Azul, do Metrô.

Ainda no domingo, das 4h às 20h, os trens circularão com maior intervalo na região da estação Jaraguá, em razão da implantação de equipamentos do sistema de energia.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no sábado [14], a partir das 22h, serão implantados novos equipamentos de via entre as estações Presidente Altino e Osasco, ampliando o intervalo entre as composições.

No domingo [15], das 4h às 14h30, o trecho entre as estações Osasco e Carapicuíba ficará fechado por conta das obras de modernização. Como alternativa de deslocamento, a CPTM acionará o plano PAESE, com 30 ônibus gratuitos, para transportar os usuários no trecho interrompido. O embarque nos ônibus ocorrerá nas estações Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba, mediante a retirada de senha no interior dessas estações. Nas proximidades das estações Comandante Sampaio, Quitaúna e General Miguel Costa haverá parada para desembarque.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: das 22h de sábado até o final da operação comercial de domingo, a linha vai operar entre as estações Grajaú e Presidente Altino, já que haverá implantação de equipamentos de vias em Osasco, no trecho que pertence a própria L9.

Das 20h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, os trens circularão com maior intervalo em razão de obras entre as estações Socorro e Jurubatuba. Ainda no domingo [15], durante toda a operação comercial, serão realizados serviços no sistema de energia, entre Santo Amaro e Jurubatuba.

Linha 12-Safira [Brás Calmon Viana]: das 4h de sábado até a meia noite de domingo, os trens não circularão entre as estações Tatuapé e Brás. Para acessar a estação Brás, os usuários terão como alternativa fazer a transferência para os trens da Linha 11-Coral [Luz - Estudantes], na estação Tatuapé.

As intervenções ocorrem na via férrea, na região da estação Brás, contemplando a implantação de novos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, substituição de trilhos, dormentes e britas, serviços de terraplanagem, além da fixação de novas estruturas para a rede aérea.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização atendendo aos usuários, simultaneamente, é um grande desafio. As ações exigem uma série de medidas, como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas, quando o movimento é menor.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 055 01 21.

CPTM

Curta nossa página no facebook