Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são sempre postadas e atualizadas no perfil do Diário no Twitter.

CPTM registra mais de uma falha a cada dois dias em junho

Linha 9 - Esmeralda passa por obras de modernização desde o início do ano, mas ainda está entre as linhas que mais registraram falhas em junho (Foto: Fabiano Correia/ G1)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo registrou, em junho deste ano, mais de uma falha a cada dois dias. Os problemas de funcionamento, na maioria por panes elétricas, afetam a circulação de trens.

Linha 9 - Esmeralda passa por obras de modernização desde o início do ano, mas ainda está entre as linhas que mais registraram falhas em junho (Foto: Fabiano Correia/ G1)
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo registrou, em junho deste ano, mais de uma falha a cada dois dias. Os problemas de funcionamento, na maioria por panes elétricas, afetam a circulação de trens.

O levantamento foi feito pelo G1, que acompanhou as ocorrências em todas as linhas do sistema entre 1º e 30 de junho. Atualmente, a CPTM realiza obras de modernização suas seis linhas.

São de administração da CPTM as linhas 7-Rubi (que liga a Luz a Jundiaí), 8-Diamante (Júlio Prestes a Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco a Grajaú), 10-Turquesa (Brás a Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz a Estudantes) e 12-Safira (Brás a Calmon Viana).

Foram ao todo 18 falhas no período acompanhado pelo G1. Do total, seis ocorrências foram registradas na linha 9; cinco na linha 7; quatro na linha 8; duas na linha 11; e uma na linha 12.

A linha 9, que registrou o maior número de falhas em junho, tem 18 estações e transporta 517 mil pessoas diariamente. A maior incidência, segundo o levantamento, foi de falhas no sistema de energia e problemas em composições.

De acordo com Álvaro Eduardo Correia Lopes, engenheiro elétrico da companhia, uma das principais razões para a incidência de falhas elétricas mesmo em meio às melhorias é a necessidade de funcionamento das linhas logo após as obras. “Uma obra no sistema de energia não pode admitir nenhum tipo de adaptação”, disse o engenheiro.

“O sistema de comunicação, por exemplo, pode ser implantado em paralelo com o sistema atual. Já esse [de rede elétrica] ou opera ou não opera, não tem meio termo, não tem tempo de transição.”


Linha 9 passou por obras de modernização neste domingo (Foto: Fabiano Correia/ G1)
Modernização

As obras de modernização da CPTM ocorrem geralmente aos domingos, quando a operação das linhas em obras é suspensa. Isso ocorre porque, segundo a companhia, há grande dificuldade em realizar a modernização e garantir a operação das vias e composições.

No domingo (1º), o G1 visitou a Linha 9, que foi a mais afetada por falhas no mês de junho, para acompanhar as obras. De acordo com a CPTM, as obras consistem na instalação de novos sistemas de sinalização, energia, rede aérea e via permanente.

A rede aérea de energia, por exemplo, será modificada de uma rede aérea fixa para uma rede aérea autocompensada. As falhas elétricas que acontecem nas linhas costumam ter duas razões: o afrouxamento da rede ou o rompimento dela.

No atual sistema, de rede fixa, os técnicos devem retensionar os cabos manualmente para garantir o funcionamento correto do sistema. Ou seja, é preciso interromper a circulação na linha para que os cabos sejam esticados novamente.

“Na autocompensada, o retensionamento dos cabos é feito automaticamente, o que melhora o desempenho da rede e diminui a incidência de manutenção”, disse Lopes.

Esse novo sistema é semelhante ao aplicado na Linha 5 – Lilás, do Metrô, e deverá ser implantado em todas as linhas da companhia. “Este sistema é um dos mais modernos do mundo”, garantiu o engenheiro.


Sistema de sinalização também passa por obras (Foto: Fabiano Correia/ G1)
Nos próximos meses, duas novas subestações devem ser implantadas na rede da CPTM, uma na Estação Socorro e outra na Estação Cidade Jardim, e novas linhas de distribuição.Os investimentos somam cerca de R$ 664 milhões. “Um sistema como esse tem a vida útil de 30 anos”, explicou Álvaro Lopes.

“Depois desse tempo, é preciso renová-lo e, para isso, vai ser preciso passar uns dois ou três anos reformulando o sistema para que ele tenha mais 30 anos de vida. Nós estamos nessa fase.”

Segundo o engenheiro, as paralisações aos domingos são necessárias porque o período da noite, quando as linhas não funcionam, é curto.

“O objetivo dessas paralisações aos domingos é alavancar todas as obras da linha, porque o intervalo da noite em que podemos trabalhar é apenas entre 1h30 e 3h30.”

“Nesse momento haverá reclamações por causa das dificuldades, dessas paralisações aos domingos, mas sabemos que quando tudo isso passar o benefício será muito grande”, disse Lopes.

A expectativa é que todas as obras de modernização na Linha 9 sejam concluídas entre 2014 e 2015. A companhia também deu início a obras em outras linhas.

No dia 22 de maio, os trabalhos começaram na Linha 8 – Diamante. No dia 24 de junho foi a vez da Linha 12 – Safira começar a ser modernizada.

Fonte: G1, Por Nathália Duarte

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