Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de fevereiro de 2019

Transporte público terá operação especial de Carnaval



CPTM, Metrô e concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade aumentarão número de funcionários e de trens

Para atender com mais eficiência ao público que pretende curtir o Carnaval no Sambódromo do Anhembi, acompanhando os desfiles das escolas de samba, ou seguir os blocos pelas ruas da cidade o sistema metroferroviário terá esquema especial de operação durante todos os dias da folia. O efetivo de funcionários e a oferta de trens serão ampliados em estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Companhia do Metrô e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pela manutenção e operação das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente.

Cabe ressaltar que a colaboração dos passageiros é fundamental para que os serviços funcionem bem. Veja abaixo dicas para aproveitar o Carnaval de forma tranquila e segura.

*CPTM* – O intervalo médio dos trens na CPTM será de 8 minutos em todas as linhas, exceto a 13-Jade, e neste fim de semana não haverá interrupções para obras de melhorias. Além disso, haverá até três composições reservas de prontidão em cada linha para entrar em operação caso haja aumento de demanda. A Companhia também aumentará em mais de 70% o número de funcionários da segurança nas estações de integração com o Metrô e naquelas mais próximas aos desfiles de blocos carnavalescos.

*Metrô* – A partir do próximo sábado (2), as estações operadas pelo Metrô e localizadas próximas a grandes eventos carnavalescos terão reforço de 12% no efetivo de funcionários e de 30% de agentes de segurança. A ação está prevista para as estações Palmeiras-Barra Funda, República, Anhangabaú, Santa Cecília, Sé, São Bento e Liberdade, no sábado (2). No domingo (3), o quadro será reforçado nas estações República, Anhangabaú e São Bento. Na segunda-feira (4), as estações Luz, Tiradentes, São Joaquim, Liberdade, Brigadeiro, São Bento, Santa Cecília, República e Anhangabaú terão aumento na quantidade de empregados. Na terça (5) a medida se repete em Luz, Tiradentes, Consolação, São Bento, República e Anhangabaú. Além disso, as estações citadas terão esquema para orientação do fluxo de passageiros no mezanino e nos acessos.

Por solicitação da Polícia Militar, a estação Armênia da linha 1-Azul ficará fechada das 10h às 20h nos dias 4 e 5, para manter a segurança dos passageiros e do sistema operacional. Nos demais horários –entre 4h40 e 10h e das 20h às 0h–, a estação estará aberta.

Em todos os dias do Carnaval serão disponibilizados trens reservas –quatro composições na linha 1-Azul, cinco na linha 2-Verde, quatro na linha 3-Vermelha e dois na linha 15-Prata– que entrarão em operação de acordo com a demanda nos horários de maior movimento.

Na Quarta-feira de Cinzas (6), a abertura das estações do Metrô das linhas 1-Azul, 2- Verde e 3-Vermelha será antecipada para as 4h. A medida tem por objetivo atender quem desembarca na capital pelos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara (integrados à linha 1-Azul) e Barra Funda (integrado à linha 3-Vermelha). Na linha 15-Prata a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.

*ViaQuatro e ViaMobilidade* – Nos dias de festa, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão operar com 22 trens, um acréscimo de até 175% comparado ao padrão de finais de semana e feriados. Habitualmente, nestas datas, a linha 4-Amarela opera com 11 trens aos sábados e oito aos domingos e a linha 5-Lilás, com 14 trens aos sábados e domingos.

Na linha 4-Amarela serão 550 pessoas trabalhando durante o feriado, aumento de quase 100% do quadro em relação a um fim de semana normal. Na linha 5-Lilás, que tem uma demanda menor de foliões uma vez que não é roteiro de grandes blocos, o efetivo terá aumento de 180 colaboradores.

As duas concessionárias também adotarão a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, garantindo maior fluidez na movimentação, para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros. A estratégia também prevê a implantação de bolsões, que são áreas delimitadas por grades, para controlar o acesso de pessoas em estações com grande demanda, certificando que a entrada do público seja realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

*EMTU* – Os passageiros de linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP na Grande SP serão alertados sobre os desvios de itinerário por cartazes colocados dentro dos ônibus. As informações também poderão ser consultadas na página www.emtu.sp.gov.br.

As equipes de fiscalização ficarão de plantão a partir de sábado (2) em todas as regiões onde haverá eventos de Carnaval e onde estão previstos desvios, incluindo os bairros de Pinheiros, Butantã, avenida Brigadeiro Faria Lima, centro, terminais Tietê e Armênia. O objetivo é orientar os passageiros sobre os itinerários alternativos, além de monitorar a operação do transporte metropolitano.

Dicas para curtir numa boa – Para evitar filas nas bilheterias e agilizar o embarque após o fim da apresentação dos blocos, a recomendação é que os foliões comprem antecipadamente seus bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. Vale ressaltar que é proibido fumar e consumir bebidas alcóolicas no interior do sistema metroferroviário (trens e estações).

Para que a folia seja proveitosa, há algumas regras de cidadania fáceis de cumprir e que tornarão a viagem muito mais tranquila. Confira e compartilhe essas dicas:

* Não sentar nas plataformas, principalmente após a faixa de segurança sinalizada na cor amarela;
* Não acionar indevidamente os dispositivos de emergência;
* Respeitar o uso preferencial dos elevadores;
* Deixar a esquerda livre nas escadas;
* Não jogar lixo nas estações e nos trens;
* Não colocar os pés nos bancos;
* Não carregar grandes volumes;
* Respeitar as filas de bilheterias, embarque e plataformas;
* Respeitar o embarque preferencial;
* Não empurrar no momento do embarque e desembarque;
* Ao embarcar, se dirigir ao corredor;
* Não segurar as portas do trem;
* Respeitar o uso do assento preferencial;
* Respeitar e atender as orientações dos funcionários;
* Deixar as pessoas saírem do trem antes de tentar entrar;
* Dar passagem para outras pessoas, caso não vá embarcar;
* Usar fones de ouvido ao escutar música;
* Respeitar o regulamento para ciclistas

Com informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos
Foto: Diário da CPTM (imagem meramente ilustrativa)