Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

7 de fevereiro de 2019

Sindicato dos Metroviários contesta versão do metrô para acidente no monotrilho



Para o Sindicato, uma falha no sistema de controle dos trens, teria sido a causa

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo concedeu na manhã desta quinta-feira (07), uma coletiva onde divulgaram uma carta que foi encaminhada ao presidente do Metrô, contestando a versão oficial da companhia, onde uma ação humana, ou seja, a falha de um funcionário teria sido responsável pelo acidente.

Para o grupo, um problema no sistema de controle dos trens ao qual o trem "desaparece" do painel de controle onde a circulação é monitorada causou o ocorrido. Quando o trem é desligado, ele some do painel de controle, e o sistema de sinalização entende que aquele local não tem um trem e a via estaria livre, quando na verdade um trem está parado no local, diferente das outras linhas, onde isto não acontece. O Sindicato reintera que melhorias no sistema de sinalização, controle e operação devem ser revistos e a Bombardier, fabricante dos trens e sistema, seja responsabilizada pelo ocorrido.

A categoria afirma que o Monotrilho não é o melhor sistema de modal ideal para a cidade, onde foi construído mesmo contra diversas opiniões na época e que em breve não dará conta da demanda na região da Linha 15-Prata.

Por Willian Moreira
Com informações do Diário do Transporte