Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Especialistas de trânsito reprovam aumento de velocidade nas marginais

Limite de velocidade nas marginais de São Paulo subirá a partir de janeiro.

Especialistas de trânsito ouvidos pelo SPTV reprovam o aumento da velocidade nas marginais dos rios Pinheiros e Tietê.

A partir do dia 25 de janeiro de 2017, o novo secretário de transportes, Sérgio Avelleda, anunciou que o limite de velocidade subirá nas marginais.

Na pista expressa das duas marginais o limite volta a ser 90 km/h para veículos leves, na pista central da Marginal Tietê o limite será de 70 km/h e nas pistas locais, 60 km/h. Na faixa da direita da pista local, pela qual transitam os ônibus e que permite a conversão à direita, a velocidade será mantida em 50 km/h.

O especialista em engenharia de Transporte Horácio Figueira disse que a velocidade do carro é determinante na hora de causar um acidente. “A 80 km por hora, entre você perceber iniciar o processo de freagem e parar, é no mínimo 150 metros. É mais que uma quadra, você já matou aquele pedestre”.

O comentarista de mobilidade do SPTV, Sérgio Ezjenberg, disse que um acidente pouco antes do horário de pico complica ainda mais o congestionamento. “Se você tem um acidente que ocorre as quatro da tarde e junta gente, na hora que aquela fila juntou, em seguida vem o pessoal da cinco da tarde. Aí para tudo. Ou seja, dependendo de como você prepara o horário do pico, ele pode ser mais ou menos atroz”.

Com a queda de acidentes na marginal após a diminuição das velocidades, o professor de engenharia de tráfego Paulo Bacaltchuck disse que precisam ser feitos mais estudos. “A gente sabe que houve uma queda de acidentes na marginal, agora tem que se determinar com certeza se essa queda foi realmente devido a diminuição da velocidade, ou se tb houve outros fatores como a fiscalização intensa”.

O futuro secretário municipal dos transportes da capital disse que os acidentes nas marginais que mais fazem vítimas e atrapalham o trânsito são os atropelamentos e queda de motoqueiros. Segundo ele, a redução de velocidade não é a melhor forma de acabar com esse problema.

“Não há pedestre que tem a linha de desejo para cruzar a marginal. Porque não há nada para fazer do outro lado da calçada. Quem é o pedestre que está ali na marginal é o que está praticando o comércio ilegal, ou mora em situação de risco. Nós vamos enfrentar essa situação de risco com ações coordenadas”, disse Sérgio Avelleda.

G1

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