Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

BNDES interrompe financiamento para a compra de 35 trens da CPTM

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) suspendeu um financiamento que havia sido concedido para o governo paulista comprar 35 novos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A informação foi divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a retirada do financiamento aconteceu porque a CAF do Brasil, vencedora da licitação, não conseguiu cumprir o índice de nacionalização de 60% em peso dos veículos, exigido pelo banco para liberar o recurso.

"De acordo com a fabricante, parte dos fornecedores de componentes e de peças de trens sediados no país descontinuaram suas produções, obrigando a empresa a importar mais componentes para que a produção dos trens não fosse interrompida", afirmou a pasta, em nota.

O financiamento de R$ 982 milhões foi concedido em 2014 para a compra de 35 trens. Desses, apenas 12 foram entregues, sendo que sete estão em funcionamento nas linhas 7-rubi e 11-coral e os demais estão ainda em fase de testes. Os 23 trens restantes continuam em produção e deverão ser entregues em 2017, agora com recursos do próprio governo do Estado.

O ideia do governo paulista é concluir a compra dos demais trens com recursos que estavam reservados para as obras da rodovia dos Tamoios. Essa por sua vez receberia os recursos do BNDES antes previstos para a CPTM. Para fazer esse remanejamento o governo encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa.

Uma pesquisa do transporte metroferroviário de passageiros, divulgada nesta segunda (12), mostra que a rede de metrôs, trens urbanos e VLTs no Brasil cresceu apenas 7% entre 2012 e 2015, enquanto os passageiros cresceram 38% no mesmo período, o que corresponde a 170 milhões de novos usuários.

Com informações da Agência Brasil 

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