Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de setembro de 2014

Monotrilho recebe mais de 8.800 visitantes no primeiro final de semana

Foto: Ricardo Guimarães 
Em construção há quase cinco anos ao longo da avenida Anhaia Mello, o novo sistema de transporte que circula entre 12 e 15 metros de altura atraiu a curiosidade de muita gente neste primeiro final de semana de operação parcial . 

A maioria com celulares e máquinas fotográficas em punho para registrar a viagem. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, 8.808 pessoas conheceram as instalações das estações Vila Prudente e Oratório e andaram no trem. 

No sábado e domingo, entre 10 e 15h, foram realizadas 52 viagens. O intervalo médio era de 18 minutos, conforme anunciado no sistema de auto falantes.

A aposentada Leonídia Gomes Mangueira, de 70 anos, embarcou na estação Oratório logo após a abertura. Ela estava acompanhada do neto Luciano, de 11 anos, que fez cerca de 20 fotos até a Vila Prudente. “Moramos na Vila Ema, pertinho da estação Oratório, ele não ia sossegar enquanto não andasse no trem”, comenta a avó que aprovou o transporte. “Não paro em casa, sempre preciso de alguma coisa na Vila Prudente, será ótimo para mim”, comenta Leonídia. Mas, a aposentada está ciente que deve enfrentar vagões bem cheios quando o monotrilho avançar sentido Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes. “Moro na região há 50 anos e tudo mudou muito rápido nesse período. Podem colocar mais trens, ônibus, e acho que vai continuar lotando”.

O clima de passeio do monotrilho deve acabar com o início da operação comercial do trecho Vila Prudente/Oratório dentro de 60 dias, conforme previsão do Metrô. A partir desta etapa, o transporte passará, segundo estudos, a receber 13.300 passageiros/dia. Público ainda bem abaixo da demanda total estimada para o monotrilho: 520 mil usuários diários quando operar até Cidade Tiradentes.

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, afirma que o transporte terá oferta de lugares superior à demanda prevista. A Linha 15 está projetada para 48 mil passageiros por hora, a maior em capacidade do mundo. “Os trens têm sete vagões, com espaço para mil passageiros. Vamos trabalhar com 40 composições/hora, o que significa 40 mil passageiros a cada 60 minutos. Esta capacidade supera o que esperamos para o trecho de maior demanda da linha, depois de São Mateus, que é 36 mil usuários/hora”.

Kátia Leite e Rafael Gonçalo
Fonte: Folha VP