Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Passageiros aprovam circulação de trens em linha de carga em Palmeiras

A população que vive no Distrito de Palmeiras e que trabalha ou precisa acessar o Centro de Suzano vê com bastante entusiasmo a possibilidade de a região receber uma linha de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), conforme divulgado pelo DS. Ontem, algumas pessoas relataram o benefício que traria a extensão do serviço de transporte sobre trilhos para as linhas do transporte de cargas, operadas no Alto Tietê pela MRS Logística. A medida é prevista em contrato desde a década de 1990 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

 

O funcionário de uma casa de rações, Lourenço Matiazzi Junior, de 44 anos, mora em Palmeiras desde 1977, e disse que uma linha trem de passageiros facilitaria "e muito" a vida local, especialmente porque o trânsito de veículos entre o distrito e a área central do município é intensa. "Antigamente ir de carro até o Centro levava uns dez minutos. Agora leva mais de 40 minutos. Para voltar de lá é a mesma coisa. É muito trânsito".

Segundo Lourenço, ao longo dos anos ele já escutou vários rumores de que este "sonho" se concretizaria. "Já ouvi bastante essa história. Toda vez falam que vai sair, mas nunca sai. Inclusive já escutei que a estação (de trem) seria na "rua da feira". Mas até agora só falam", disse, referindo à Rua Sebastião Moreira, que fica no Centro do Distrito. Ao final da via passa parte da linha de cargas da MRS Logística. "Não seria bom isso aqui, seria ótimo", completou.

 

Outro morador da área que também deseja que essa possibilidade se torne realidade é o operador de empilhadeira Adriano Carrilho, 32 anos. Ele havia acabado de desembarcar de um ônibus pouco antes da entrevista. "Trabalho "em Suzano" (Centro) e de lá para cá levo uns 25 minutos. Acho que de trem levaria de 10 a 15 minutos no máximo". Carrilho disse que dificilmente usa trem, mas que isso não é unânime na família.

 

"Tenho sete irmãos e boa parte deles trabalha em São Paulo e mora em Palmeiras. Se tivesse trem aqui facilitaria muito a minha e a vida deles. Sem falar que não precisaríamos mais pegar ônibus", disse, destacando o menor tempo que poderia ser aproveitado em lazer.

 

Mesmo desempregada e sem ir ao Centro frequentemente, a jovem Katia de Oliveira Machado, de 19 anos, destacou que a população de Palmeiras seria bastante beneficiada com a chegada do transporte sobre trilhos. "Conheço várias pessoas que precisam ir "para a cidade" e pegar ônibus por aqui demora muito, de meia hora a 40 minutos. Se tivesse trem por aqui não esperaríamos tanto tempo".

CASO

A MRS confirmou que existe previsão, de fato, em contrato para conceder a linha de trem de carga para também transportar passageiros. Contudo, ela nunca teria sido procurada pela CPTM para tratar do assunto. Já a companhia atentou que a MRS teria de eletrificar o trecho para que os trens pudessem passar por ele.

 

Fonte: Diário de Suzano

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