22 de novembro de 2016

Dia Internacional de Luta contra a Aids terá em Ferraz de Vasconcelos

No dia 26, das 9h às 16h, profissionais da área da saúde estarão no local realizando testes rápidos de HIV


O Dia Internacional de Luta contra a Aids é celebrado em 1º de dezembro. Se antecipando a data, a Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, receberá no próximo sábado (26), a campanha Fique Sabendo, que promove ações de prevenção sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como o HIV e a Sífilis. 

Das 9h às 16h, profissionais da área da saúde estarão no local realizando testes rápidos de HIV e distribuindo preservativos masculinos, lubrificantes e panfletos, além de esclarecer dúvidas do público sobre as doenças sexuais transmissíveis (DST). 

A ação é resultado de uma parceria com o SAE (Serviço de Assistência Especializada) da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, que busca com essa ação atenuar o estigma e o medo que a maioria das pessoas tem de testes ligados a vida sexual. 

É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.  

O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

Serviço:

Campanha Fique Sabendo
Estação Ferraz de Vasconcelos, Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Dia 26/11, das 9h ás 16h
Grátis


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).