10 de abril de 2014

Depois de tantas datas para entrega, 9000 já circula na Linha 11

Foto: Alesson Nascimento 
Hoje a CPTM realizou a entrega de 2 (dos 9) novos trens para ajudar a melhorar o fluxo da Linha 11 – Coral. Evento que não teve discurso, cerimônia ou algo do gênero. Anunciaram apenas que o próximo trem a dar entrada na plataforma 4 era a primeira viagem do trem série 9000. Todos entraram no trem com olhares curiosos. O que nos chamou a atenção foi à configuração dos assentos reduzidos e maior espaço interno.

Esse mesmo trem deveria ser entregue desde 2012. Devido alguns erros de projeto, o trem passou por várias revisões e teste antes de entrar em circulação. Infelizmente a Alstom, fabricante da série 9000, cometeu diversos erros na fabricação desta frota, porta da cabine do maquinista, suspensão entre outros. Desde Junho de 2013 os trens foram entregues a CPTM, porém desde novembro, os mesmos continuavam sendo reparado e realizando alguns ajustes finais.

O fato inusitado foi: Enquanto realizávamos a viagem do trecho Guaianazes – Luz, fomos surpreendidos pelo comercio ambulante que andou sem qualquer problema por todo o trem (pois o trem é todo aberto – configuração que é chamada de gangway – possibilitando a circulação dentro do trem). Havia segurança, mas o comerciante aproveitou o momento de distração para realizar a venda de suas mercadorias (prática que é proibida dentro dos trens).

É confortável, silencioso e espaçoso. Realizou a viagem em 42 minutos no primeiro trecho sem qualquer tipo de problema. O mais importante da entrega é que com a incorporação dos novos trens, o Expresso Leste será expandido até Suzano (estação que já está em construção), com previsão de entrega em Setembro/Novembro de 2014.

Esperamos que esses e mais trens sejam incorporados na frota da CPTM para melhorar o conforto dos passageiros. Novas entregas estão previstas ao decorrer do ano – ainda sem datas – mas será como a de hoje. De um dia para outro, sem breves anúncios e sem auditório.

VEJA MAIS FOTOS DO NOVO TREM 9000 DA CPTM

Alesson Nascimento
Professor e Instrutor de Treinamento e Desenvolvimento
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).