Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de abril de 2014

Alckmin entrega estações da CPTM reformuladas com 2 anos de atraso

Secretário diz que demora foi causada por contestação do MP.
Estações de Itapevi estavam desativadas desde 2010.

Com mais de dois anos de atraso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou, na tarde desta quarta-feira (23), a reformulação das estações Santa Rita e Amador Bueno, da Linha 8 - Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As duas ficam na cidade de Itapevi, na Grande São Paulo.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a demora foi provocada por causa de uma contestação da Promotoria, que alterou as obras.

“O atraso foi decorrente do seguinte: há uma série de imposições novas quando você vai tirar a licença. Uma licença ambiental não é só uma licença ambiental no sentido estrito da palavra, leva em conta também toda a questão da acessibilidade", disse.

"As passagens de nível [PNs] foram contestadas pelo Ministério Público. Então, nós tivemos que fazer toda uma sinalização automática, não é mais permitido que você tenha essas PNs manuais."

As duas paradas, que devem receber cerca de 3.500 passageiros diários, estavam desativadas desde 2010. Devido à pequena demanda de passageiros na região, as estações serão atendidas por trens compostos de apenas quatro carros cada.

A operação dos trens, que estava em fase de operação assistida desde o dia 3 de abril, irá passar nesta quinta (24) para o período comercial, das 4h à meia-noite. O projeto de modernização dos trilhos incluiu a padronização da bitola (largura) e da rede aérea. Foram gastos R$ 83 milhões na revitalização do trecho.
O governador se reuniu nesta manhã com representante do BNDES e garantiu um empréstimo de R$ 500 milhões para a reforma e reconstrução das demais estações da linha 8. “Se nós fizéssemos todas as estações simultaneamente, nós faríamos com que dobre o tempo do trajeto nesse período”, justificou o presidente da CPTM, Mário Bandeira.

Duas novas estações devem ser entregues na Linha Diamante: Ambuitá e Cimenrita. Os projetos básicos e executivos ficam pronto até o fim do ano. Já a licitação e início das obras estão previstas para 2015, segundo Jurandir.

Jandira

Na manhã desta quarta, o governador esteve em Jandira, onde deu início as obras do segundo trecho do corredor de ônibus Itapevi/São Paulo. Serão 8,8 km de extensão entre Jandira e Carapicuíba , com estimativa de atender 33 mil usuários. A obra deve ser concluída em 2015. Ao todo, o corredor terá 23,6 km de extensão e vai ligar Itapevi a São Paulo.

Alckmin também anunciou o início de execução do projeto básico do BRT Metropolitano Itapevi/Cotia, que terá 9,4 km de extensão e vai ligar os dois municípios.

Globo