SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Reformas nas estações da CPTM em Santo André terão início em agosto

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou ontem que as reconstruções das estações Utinga e Prefeito Saladino, em Santo André, serão iniciadas até o fim de agosto. É a primeira etapa do cronograma de obras que a empresa estatal pretende executar na cidade até 2016. Num segundo momento, haverá a renovação da plataforma Prefeito Celso Daniel (Centro) e a reativação da unidade Pirelli (Homero Thon), até 2018.

Na totalidade, a companhia investirá cerca de R$ 350 milhões na remodelação da infraestrutura das quatro estações andreenses. O planejamento de ações, com perspectiva de início já no mês que vem, está preparado para ser finalizado em meados de 2018. O pacote foi acertado ontem, em reunião do presidente da CPTM, Mário Bandeira, o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, e o deputado estadual Orlando Morando.

O projeto da CPTM, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, planeja efetivar as tarefas em duas etapas. A primeira delas diz respeito às estações Utinga e Prefeito Saladino. “Serão novas estações, com acessibilidade, plataformas mais largas”, disse Bandeira, ao acrescentar que a projeção é fazer unidades elevadas. “São de mezanino. Por conta das chuvas tivemos problemas (de paralisações).”

O projeto básico executivo das reformas já está pronto e o edital de licitação para contratar a empresa que fará as obras será publicado até o fim de maio. A previsão é que as intervenções sejam iniciadas em quatro meses, portanto, com ordem de serviço em agosto. O investimento em cada uma das estações será, em média, de R$ 66 milhões. 

Para não haver interrupção dos serviços de embarque e desembarque, equipamentos provisórios devem ser erguidos 200 metros à frente dos edifícios hoje existentes e que serão reestruturados. A projeção do primeiro passo é terminar o trabalho em 18 meses, ou seja, no começo de 2016.

A segunda etapa do cronograma da CPTM começa após a conclusão da primeira fase. Abrangerá revitalização da Estação Prefeito Celso Daniel, também no valor aproximado de R$ 66 milhões, e a revisão da Estação Pirelli, que vai se chamar ABC, com investimento de R$ 150 milhões. A expectativa é que estejam prontas em 2018, prazo que coincide com a previsão de entrega da Linha 18-Bronze do Metrô, que passará pelas cidades de Santo André, São Caetano e São Bernardo.

Para Morando, o investimento mostra que o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), colocou na lista de necessidades o transporte da região. “É a vontade popular que está sendo contemplada”, afirmou o tucano.

As plataformas da CPTM no Centro devem passar por obras pelo período de um ano e meio. Não está descartado fechamento da estação durante as intervenções. “Deve ser desativada. Não tem espaço físico para fazer uma provisória”, alegou o presidente. A Prefeitura estuda alternativas, como criar linhas provisórias de ônibus.

Já a Estação ABC será mais complexa. Terá aporte superlativo por abrigar três modais: a 10-Turquesa, o Expresso ABC (ligação de trem para a Capital com paradas em menos estações) e o chamado Trem Regional (volta do trajeto Santos-Jundiaí). O local exato da plataforma ainda não está definido, mas deve ficar próximo do Atrium Shopping. O Paço vai integrar o Corredor Guarará com a futura unidade. “É cereja do bolo do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, no qual há liberação de R$ 120 milhões”, disse Paulinho.

A Prefeitura de Santo André ficará responsável pelos licenciamentos e aval de documentação relativos aos projetos. “Quanto maior for a participação da Prefeitura, agiliza as obras”, disse Bandeira.

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC

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