Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de maio de 2017

ViaQuatro adere ao Dia do Desafio e estimula passageiro a trocar escada rolante por fixa

 Em parceria com o Sesc SP, também haverá apresentações de trupe circense na Estação Luz da Linha 4-Amarela, quarta-feira, dia 31

A concessionária ViaQuatro, em parceria com o Sesc São Paulo, adere ao Dia do Desafio, nesta quarta-feira, dia 31. Para estimular os usuários a se exercitar, as escadas fixas das estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho permanecerão adesivadas até 30 de junho com mensagens como “3 lances de escada = 10 minutos de caminhada” ou “Cuide do seu coração: Vá pelas escadas”. Estações e trens também ganharão adesivos e banners. No caminho que leva às escadas, setas no piso trazem mensagens como “Sem tempo para se exercitar? Suba de escadas”.
 
Já na Estação Luz, a trupe circense Irmãos Atadas abordará os usuários de forma divertida perguntando sobre como se exercitam e estimulando a usar as escadas. Também estão programadas apresentações de 30 minutos dos três palhaços com sátiras a esportes clássicos, como futebol e tênis, em um campeonato cheio de trapalhadas. As intervenções ocorrem nesta quarta (31), nos períodos da manhã, às 8h e às 9h, e da tarde, àstrupe.jpg 15h e às 16h.
 
Sobre o Dia do Desafio 
O Dia do Desafio é uma campanha mundial denominada Challenge Day, que visa a promover a saúde e o bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física. Podem participar do evento pessoas de qualquer idade, seja individual ou coletivamente. O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.
 
O evento ocorre tradicionalmente na última quarta-feira do mês de maio e conta com a participação de cidades do mundo inteiro. No Brasil, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc, desde 1995, em parceria com a iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport For All) e apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. As atividades do
 
Dia do Desafio são inteiramente gratuitas à população e não há prêmios, pois o objetivo do programa é promover a atividade física e não estimular a competição.
 
Em 2016, o Dia do Desafio reuniu quase 49 milhões de pessoas em 3.700 cidades inscritas dentre os 20 países participantes no continente americano. A ideia, desde o lançamento da iniciativa, sempre foi promover uma competição entre cidades. Ganhava aquela que contasse com mais participantes. Em São Paulo, em 2016, 18,38% da população realizou alguma atividade física no Dia do Desafio, contabilizando em torno de 2 milhões de pessoas.
 
Sobre o Sesc-SP 

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma entidade criada pelo empresariado do comércio com viés cultural e educativo, trazendo consigo, desde sua criação, em 1946, a marca da inovação e da transformação social.  Atualmente, o Sesc possui 36 unidades no Estado de São Paulo, em sua maioria centros culturais e desportivos; também há unidades voltadas à educação e pesquisa. Possui uma ampla gama de atividades que envolvem também saúde, educação ambiental e programas especiais para crianças e para terceira idade. Em 2015, o Sesc recebeu mais de 22.041.883 pessoas em suas instalações, sendo 132.216 alunos em cursos de ginástica e iniciação esportiva. Além disso, foram 1.140 seminários e palestras, 855 exposições artísticas, 1.080 espetáculos de dança, 8.977 espetáculos teatrais, 4.016 sessões de cinema, 8.994 oficinas artísticas e 5.503 espetáculos musicais.
 
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.