Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de julho de 2012

Obras de modernização alteram a circulação nesse fim de semana.


Neste fim de semana, dias 28 e 29, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] volta a intensificar as obras de modernização da infraestrutura de suas linhas. Confira as alterações que impactarão os intervalos:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: no domingo, das 4h às 20h serão feitas intervenções no sistema de vias na região da estação Caieiras. Os trens vão circular com maior intervalo.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, durante toda a operação comercial, o trecho entre as estações Presidente Altino e Carapicuíba ficará fechado. Como alternativa de deslocamento, a CPTM disponibilizará 30 ônibus gratuitos para transportar os usuários naquele trecho. Haverá embarque e desembarque nas estações Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba, mediante a retirada de senha nesses locais. Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações Comandante Sampaio, Quitaúna, e General Miguel Costa, que estarão fechadas.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: das 20h de sábado até a meia noite de domingo, os trens circularão com maior intervalo entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba, devido à implantação de equipamentos do sistema de energia.

Linha 10-Turquesa [Brás-Rio Grande da Serra]: no domingo, durante toda a operação comercial, o trecho entre as estações Capuava e Guapituba, ficará interrompido por conta de obras no sistema de energia. Para atender os usuários, será acionado o PAESE com distribuição de senhas para utilização de 26 ônibus que farão o percurso gratuito entre as estações Capuava, Mauá e Guapituba, abertas somente para embarque e desembarque.

Linha 11-Coral [Luz - Estudantes]: das 18h do sábado até o fim da operação comercial do domingo, os trens do Expresso Leste circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Para chegar ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô, gratuitamente, por meio da operação Paese. A opção para acessar a Estação da Luz será os trens da Linha 10-Turquesa que excepcionalmente prestarão serviços até Luz.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: das 18h do sábado até a meia noite do domingo, a circulação será realizada entre as estações Calmon Viana e Eng. Goulart. Para chegar à estação Tatuapé será adotado o sistema Paese com 30 ônibus. A opção para chegar à estação Brás será a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha do Metrô na estação Tatuapé, uma vez que o Expresso Leste também não vai operar neste trecho. Do Brás para acessar a Estação da Luz, a opção é a Linha 10-Turquesa que excepcionalmente prestará serviço até a Luz.

Cabe ressaltar que as intervenções na via férrea, que serve as Linhas 11 e 12, afetam toda a região da estação Brás. No local estão sendo implantados novos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, substituídos os trilhos, dormentes e britas, além dos serviços de terraplanagem e da fixação de novas estruturas para a rede aérea. Por esse motivo é que a Linha 10-Turquesa prestará serviço até Luz.

Desafio: é importante ressaltar que executar as obras de modernização atendendo aos usuários, simultaneamente, é um grande desafio. As ações exigem uma série de medidas, como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, como finais de semana, feriados e madrugadas, o que prolonga o tempo de conclusão dos serviços.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 055 01 21.

CPTM