3 de setembro de 2014

CPTM conclui estudo funcional de VLT que ligará Guarulhos ao ABC

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou hoje que concluiu o estudo funcional para a implantação do VLT que vai ligar Guarulhos ao ABC Paulista. A futura linha deve ter cerca de 30 quilômetros de extensão e contará com quatro estações no município.

De acordo com a CTPM, os próximos passos que antecedem o início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – ainda sem data definida – envolvem a contratação de estudos ambientais, dos projetos básico e executivo e, principalmente, entendimentos com as cidades envolvidas, já que as ações deverão estar em conformidade com os planos municipais.

O projeto prevê a construção de 23 estações, sendo quatro delas em Guarulhos nas proximidades das rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra – Petrobrás, Estrada de Guarulhos, Jardim Cumbica e João Paulo, parada final do monotrilho.

O trecho permitirá acesso direto a outras linhas da rede metro-ferroviária, como as estações da Linha 10-Turquesa, Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira.

O projeto prevê, ainda, a integração com o novo trecho da linha 2-Verde do Metrô, que já está sendo construído.

A previsão é de que o VLT comece a operar em 2021.

Fonte: Guarulhos Hoje
Comentários
0 Comentários
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).