Passageiros que pretendem utilizar o metrô, trens e as linhas gerenciadas pela EMTU para ir às compras devem se atentar às recomendações para uma viagem mais segura
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – CPTM, EMTU e Metrô – sempre contam nas estações e terminais com funcionários treinados para orientar os passageiros que necessitarem de auxílio. Mas seguir algumas dicas pode ajudar a melhorar a convivência entre os passageiros nesse período de compras de Natal e Ano Novo.
1) Atenção aos pertences
Para reforçar a segurança durante a viagem, bolsas e mochilas devem estar junto ao corpo dentro dos trens e ônibus.
2) Evite os horários de pico
A recomendação é, se possível, que as pessoas optem por ir às compras fora dos horários de maior movimento, os chamados “horários de pico”. Para quem utiliza as linhas da EMTU, a sugestão é consultar a tabela horária após as 10h e antes das 17h. Os horários estão no site da EMTU (clique aqui) ou pelo app EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.
3) Cuidado com as crianças
Nas viagens para compras ou mesmo em passeios, segure as crianças pelas mãos.
4) Utilize o corrimão
Outra dica importante para evitar acidentes é sempre usar o corrimão ao acessar as escadas rolantes e aguardar o desembarque para depois embarcar nos trens.
5) Fique atento ao volume permitido
A CPTM e o Metrô estabelecem como regra para o embarque nos trens que os passageiros carreguem volumes com dimensões de 150x60x30cm, garantindo assim a boa convivência entre os passageiros e segurança na viagem de todos. A EMTU recomenda que os passageiros usem de bom senso na hora de embarcar nos coletivos com compras, já que enormes volumes podem colocar em risco a segurança e comprometer o conforto de todos os passageiros.
6) Viu algo errado? Denuncie
Nas estações e trens para denunciar comportamentos inadequados, a CPTM disponibiliza o telefone 0800 055 0121 e o Whatsapp 9 9767-7030. Já o Metrô tem o SMS-Denúncia (9 7333-2252) e o aplicativo Metrô Conecta. Os passageiros das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU podem procurar diretamente os funcionários de atendimento das empresas operadoras das linhas.
“Operação Natal” na Estação Brás - Para facilitar as compras de fim de ano, até o dia 23 de dezembro a CPTM realiza a “Operação Natal” aos fins de semana na Estação Brás. Entre as principais ações estão a ampliação do horário de pico, com menor intervalo entre os trens, e o aumento do número de funcionários operacionais da estação e da segurança na estação para orientar os passageiros. O fluxo também está sendo direcionado para deixar a viagem mais confortável, e o acesso 1 da estação conta com três bloqueios (catracas) extras – totalizando 24 – para uso exclusivo para o embarque e, assim, agilizar a entrada de quem estará voltando das compras. No acesso 2, são seis bloqueios para entrada e saída dos passageiros.
Bilhetes - Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP - disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site (clique aqui).