Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de dezembro de 2023

Alugar ou comprar um carro? É possível ter as duas coisas

 Duas alternativas apresentam vantagens e desvantagens, mas mercado já oferece modelo híbrido para quem está em cima do muro

 

Para os brasileiros que estão se planejando financeiramente para a chegada do novo ano e pretendem contar com seu próprio meio de locomoção, fica a dúvida: é melhor comprar o automóvel ou alugar por assinatura? Planejadores financeiros destacam que as duas modalidades contam com vantagens e desvantagens, mas o que poucos sabem é que o mercado já conta com um modelo híbrido que reúne as duas opções em uma só.
 

Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, empresa especializada na gestão de fundos, ressalta que alguns fatores fazem total diferença nos cálculos para uma tomada de decisão. "É preciso lembrar sempre que temos os custos implícitos e explícitos quando adquirimos um veículo. Explícito é aquele que o boleto vem à sua casa para ser pago, a parcela em si, para pagar um produto ou serviço. Já os custos implícitos são, por exemplo, a desvalorização do bem. Juntamente com esses também temos o custo de oportunidade, que é o custo de deixar de investir um determinado valor para comprar o veículo", afirma.
 

No longo prazo, Gonçalvez avalia que há pontos positivos na compra, pois o veículo se torna seu ativo e você tem a propriedade total, com a possibilidade de reduzir custos. "Ao comprar um carro, você pode espalhar o custo ao longo dos anos e, após a quitação, pode dirigir sem fazer pagamentos mensais, o que pode ser mais econômico a longo prazo. Com o tempo, à medida que você paga o financiamento, também acumula equidade no carro, o que pode ser benéfico quando você decidir vendê-lo ou trocá-lo por um novo", avalia, mas ressaltando aspectos negativos como a desvalorização do bem e custos imediatos como seguro, manutenção e o IPVA – este último corresponde, em média, de 3% a 4% do valor do automóvel.

 

Já a grande vantagem do aluguel por assinatura, lembra Gonçalvez, é justamente ter menos compromisso com o veículo. "O aluguel de carros normalmente envolve um contrato de arrendamento de curto prazo, geralmente de 2 a 4 anos, o que significa que você não precisa permanecer com o mesmo por um longo período, o que pode ser atraente para quem gosta de estar sempre atualizado. Você não precisa se preocupar com a desvalorização do veículo e muitos contratos já incluem serviços de manutenção", explica o CEO da Box.
 

Nem aluguel nem compra

 

Atualmente, algumas locadoras já adotam um modelo "híbrido", em que um contrato de locação por assinatura pode, no futuro, facilitar a compra daquele veículo. Este é o caso da startup Carflip, que oferece a opção de compra de veículo programada. Primeiramente, o cliente escolhe um dos carros de seu interesse em uma rede de cerca de 100 concessionárias parceiras e realiza o contrato de aluguel por assinatura. Se for do seu interesse, ele tem a opção de compra a partir do sexto mês de uso, com desconto através do programa de cashback, equivalente a 25% do valor pago ao longo do contrato.

 

“Além de se programar para adquirir o bem, a pessoa pode conhecer melhor o veículo que deseja ao passar por um período mais longo de aluguel por assinatura, sabendo que parte do valor pago irá retornar como uma entrada na hora da compra”, lembra Caporal.

 

A modalidade híbrida também possibilita uma maior flexibilidade da análise de crédito do consumidor. No caso da Carflip, a empresa adotou tecnologia para elaborar um modelo de avaliação próprio e menos rígido que o utilizado nas instituições tradicionais, o que possibilita que, mesmo no caso de negativação, seja aprovado o contrato de aluguel.

 

“Existe uma grande parcela da população que deseja adquirir seu veículo, mas que está fora do mercado consumidor por conta de restrições de crédito ou pela alta taxa de juros dos financiamentos. Este segmento precisa ser visto”, afirma Caporal.

 

Fator profissão

 

Em se tratando de um planejamento anual, Jonas Carvalho, sócio-fundador da Hike Capital, faz outra pontuação importante: as vantagens e desvantagens também dependem de como e para que o veículo será utilizado. "Normalmente, os contratos de aluguel por assinatura estipulam limites de quilometragem que o veículo pode rodar por mês. Isso não é muito interessante quando o usuário tem pretensões de utilizar o bem para o lazer ou se locomover diariamente para o trabalho. Mas se a profissão permite o trabalho remoto ou pequenas distâncias, e a pessoa não tem condições de financiar um veículo, essa opção passa a ser mais viável", diz.

 

No caso dos motoristas de aplicativo, maiores interessados em aliar veículo e trabalho, vale pesquisar as locadoras que oferecem condições especiais para a categoria. "Muitas empresas oferecem franquias de km adequadas a este público, em alguns casos até 3 vezes maiores que a média aplicada aos demais clientes. É interessante considerar todos os gastos e avaliar qual condição se encaixa melhor no bolso", ressalta Carvalho.

 

Na Carflip, entre as condições específicas ofertadas aos motoristas de Apps, se destacam a análise de crédito diferenciada, que considera o potencial de renda futura, sendo o veículo uma ferramenta de trabalho e as franquias de km adequadas a este público. A solução oferece ainda a possibilidade de pagamentos semanais, que se adequam mais facilmente ao fluxo de caixa desta atividade.

 

Segundo estimativas divulgadas pelo BTG, até 2032 a modalidade de aluguel por assinatura, no Brasil, terá um crescimento médio de 14,3% ao ano.