Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de dezembro de 2023

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente de Brasília para São Paulo cachorro-vinagre ameaçado de extinção para conservação da espécie

 

Transporte tem a finalidade de encaminhar o animal para Programa de Conservação e reprodução da espécie ameaçada de extinção no Zoológico de São Paulo (SP)

 

Em 2023, mais de 50 animais já foram transportados gratuitamente pelo Avião Solidário da LATAM para proteger ecossistemas brasileiros


 

Um macho de cachorro-vinagre (Speothos venaticus) recebeu um novo lar na última terça-feira (12) após ser transportado gratuitamente de Brasília para São Paulo/Guarulhos pelo Avião Solidário da LATAM. Há mais de 10 anos, o programa coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. O transporte tem a finalidade de encaminhar o macho apelidado de Rondon para pareamento com uma fêmea mantida pelo Zoológico de São Paulo (SP).
 

Rondon foi resgatado em junho de 2022 em Rondonópolis (MT) pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Mato Grosso (SEMA/MT) e enviado em parceria com a AZAB aos cuidados veterinários do Zoológico de Brasília (DF). O manejo reprodutivo para conservação da espécie é uma das ações previstas pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação de Canídeos Ameaçados, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).


 

O animal foi embarcado pela LATAM Cargo em um voo direto que partiu de Brasília às 16h05 (hora local) e pousou em São Paulo/Guarulhos às 17h45 (hora local). O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM, que tem uma parceria com a AZAB, e evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para uma 1h40 um percurso que levaria mais de 13 horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal. Nos próximos dias, o animal deve passar por um processo de quarentena e adaptação, antes de ser introduzido à sua companheira.
 

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

 

Com o transporte do cachorro-vinagre, chega a 59 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para conservar espécies ameaçadas ou em risco de extinção e contribuir com a biodiversidade.

 

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

 

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, e SOS Mata Atlântica.