Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de junho de 2019

CPTM e Metrô obtém liminar que impede greve



Documento cita que as duas companhias devem manter o número normal de funcionários

Na semana passada, os sindicatos que representam os funcionários da CPTM e o Sindicato dos Metroviários que representam os funcionários do Metrô, declararam greve para o dia 14/6 em protesto contra a reforma da Previdência do Governo Federal.

Com a greve declarada pela categoria, tanto Metrô como CPTM podem na sexta feira não funcionar. No caso das assembleias de amanhã, os sindicatos informaram ao Diário da CPTM, que as reuniões são para determinar as formas de participação no movimento e organização da greve, mas que os trens não iriam operar. A exceção é o Sindicato da Sorocabana que representa os funcionários da Linha 8-Diamante, 9-Esmeralda e 13-Jade que informaram que não haverá assembleia para discutir greve, mas que seus funcionários irão participar da paralisação, uma vez que ninguém é impedido de aderir a greve.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) conseguiu uma liminar buscando garantir a operação do transporte na sexta. A Secretaria considera que a paralisação é ideológica e pede o bom senso dos sindicatos para que não prejudiquem 8 milhões de pessoas que dependem do Metrô e CPTM todos os dias. No documento ainda cita que o Metrô deve manter o quadro de funcionários em 100% no horário de pico e 80% no restante do tempo. Na CPTM a liminar ordena que 100% dos funcionários estejam trabalhando durante toda a operação comercial.

De qualquer maneira, nesta quinta (13) os sindicatos realizam assembléias a noite e o Diário vai acompanhar e atualizar vocês com novas notícias sobre a Greve Geral de sexta.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM