Ônibus da operação PAESE atenderão os passageiros entre as estações Capão Redondo e Santa Cruz.
O fechamento das estações é para testes no sistema de controle dos trens
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, informa que todas as estações da Linha 5-Lilás estarão fechadas durante toda a operação comercial (das 4h40 à meia-noite) no próximo domingo, dia 26. A interdição é necessária para testes no sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano - Metrô.
Para garantir o deslocamento e o acesso ao sistema metroferroviário, os ônibus do PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) atenderão os passageiros divididos em dois trechos, com paradas em todas as estações:
Capão Redondo a Santo Amaro (ida e volta)
Santo Amaro a Santa Cruz da Linha 1-Azul do Metrô (ida e volta)
Para embarcar nos ônibus, basta se dirigir aos pontos de PAESE devidamente sinalizados, localizados próximos às entradas das estações.
Os passageiros que embarcarem na Estação Chácara Klabin devem seguir viagem pelo sistema usando a Linha 2-Verde do Metrô. No sentido Capão Redondo, os usuários devem seguir até a Estação Santa Cruz pela Linha 1-Azul e pegar o ônibus PAESE.
Os passageiros vindos das transferências das linhas 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Santo Amaro, e 1-Azul do Metrô, na Estação Santa Cruz, que desejam seguir sentido Capão Redondo, usando os ônibus da operação PAESE, devem retirar senhas com os colaboradores da ViaMobilidade nas áreas pagas dessas estações, próximas aos bloqueios.
Até o dia 26 de maio, o fechamento das estações será informado aos passageiros da Linha 5-Lilás por mensagens sonoras, cartazes e vídeos nos monitores de trens e estações. A equipe de atendimento também será ampliada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar o impacto da mudança e garantir a segurança.