Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de maio de 2019

ATUALIZAÇÃO: Greve em Guarulhos afeta 367 mil pessoas



Paralisação de ônibus nesta sexta afeta o transporte municipal e intermunicipal. A EMTU não divulgou informações sobre sua operação.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos (STMU) montou um esquema especial de operações para minimizar os impactos da greve dos motoristas e cobradores da cidade. Desde a meia noite, apenas os microônibus que inclusive possuem autorização para operar até o centro da cidade, estão circulando normalmente. As linhas percorridas com ônibus convencionais e EMTU tem alterações.

Algumas linhas tem operação normal que são:

486 - Soberana / Terminal São João;
480 - Pq. Santos Dumont / Terminal Taboão;
785 - Parque Piratininga / Terminal Pimentas;
383 - Recreio São Jorge / Terminal Taboão;
488 - Circular Aeroporto;
483 - Marmelo / Terminal São João.

No demais, 66 linhas pelo menos tiveram sua operação alterada e terminais como o Vila Galvão está vazio sem nenhum veículo. Toda a operação será regulada pela demanda de passageiros e foi dividida por eixos: Parque Continental/Centro terá 11 carros (intervalo de 7 minutos); o Terminal Pimentas/Cecap terá 18 (7 minutos), enquanto Cocaia/Centro contará com 12 (6 minutos de intervalo) , o Terminal São João/Cecap terá 15 veículos para servir os usuários (intervalo de 6 minutos); o Terminal São João/ Centro terá  17 (intervalo de 7’); o eixo Vila Galvão/Centro contará com 9 (intervalo de 6’); o Shopping Internacional/Centro terá 10 (intervalo de 7 minutos); e, para finalizar, Terminal Cecap/Centro contará com 11 veículos (intervalo de 4 minutos).

A EMTU que tem linhas que atendem o trajeto entre São Paulo e Guarulhos, como as linhas 105, 802, 104, 555 tem alterações, porém em suas redes sociais ou site não existe qualquer informação que possa ajudar o passageiro a tentar alternativas. Os carros por aplicativo como 99 e Uber tem o preço maior que a média habitual, devido a alta demanda de clientes.

As 10h está prevista uma reunião de mediação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre o sindicato que representa a categoria e empresários das empresas de ônibus. Existe a possibilidade que após a reunião a greve termine, mas até o fechamento desta matéria (06h) não há previsão para término da paralisação.

Por Willian Moreira
Foto: Diário do Transporte