ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de outubro de 2018

Linha 4-Amarela recebe campanha de rastreamento precoce de hepatite

Passageiros terão acesso a informações e poderão fazer testes de detecção da doença

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, promove neste mês, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH), ação para conscientizar seus passageiros sobre a hepatite e realizar o rastreamento precoce da doença. A campanha acontece entre os dias 15 e 17 de outubro na Estação Higienópolis-Mackenzie e, nos dias 18 e 19 na Estação Paulista, em ambos das 10h às 16h.

O atendimento consiste na realização de testes rápidos e gratuitos para o diagnóstico da doença, além de levar a todos informações sobre prevenção e cuidados. O exame é realizado por meio de picada no dedo para retirada de uma gota de sangue, com diagnóstico instantâneo. A ação é parte do Projeto Mundial Hepatite Zero, realizado com apoio do Rotary Club, que tem como objetivo identificar os portadores do vírus, oferecer tratamento e dar suporte clínico e psicológico.

"Esse tipo de campanha é importante, pois proporciona a milhares de pessoas, que passam diariamente pelas estações da Linha 4-Amarela, a oportunidade de realizar o exame gratuitamente, de maneira rápida e eficiente", afirma Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaQuatro.

A hepatite atinge hoje no Brasil cerca de 3 milhões de infectados com os vírus B e C, número de indivíduos suficiente para encher 50 estádios do Maracanã, de acordo com a ABPH. Entretanto, a grande maioria dos pacientes desconhece que está doente. No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C, e apenas 5% dos casos estão diagnosticados. "A hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura", afirma o dr. Rogério Alves, especialista da ABPH.

Serviço

Campanha de rastreamento precoce da hepatite, sempre das 10h às 16h

Estação Higienópolis-Mackenzie – 15 a 17 de outubro

Estação Paulista – 18 a 19 de outubro

Diário da CPTM