ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

25 de maio de 2016

Trem da CPTM recebe espetáculo sobre bairros da zona leste

Que tal curtir uma peça de teatro viajando de trem? A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) convida os usuários a participar do espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”, do coletivo Estopô Balaio, que se apresenta em uma composição da Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) neste feriado prolongado, com sessões sexta, sábado e domingo (27 a 29/05) a partir das 14h.

 

Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM e recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre os bairros que margeiam as estações da linha (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

 

O percurso dura cerca de 40 minutos e, ao chegar na Estação Jardim Romano, os participantes desembarcam e a peça continua pelas ruas do bairro, interagindo com os moradores por meio de poesia e percussão. Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por apresentação), mas é necessário pagar a tarifa para a viagem de trem  e se inscrever antecipadamente pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.

 

A peça é inspirada no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan. O enredo atual também traz uma reflexão sobre os alagamentos decorrentes das fortes chuvas na região do Jardim Romano, bairro da zona leste mais atingido por enchentes em 2009.

 

Coletivo Estopô Balaio: com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes. Este é o terceiro ano do coletivo na CPTM, resgatando as experiências e memórias de atores-moradores da zona leste.

 

As viagens serão realizadas até o dia 5 de junho, às sextas, sábados e domingos, a partir das14h. O ponto de encontro é o Espaço Cultural da CPTM no Brás. Confira a programação e participe!

 

“A Cidade dos Rios Invisíveis” – Coletivo Estopô Balaio

Maio: 27, 28 e 29

Junho: 3, 4 e 5

Sempre às sextas, sábados e domingos

Horário: das 14h às 17h

Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM

Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.

 

 

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos