Nesta sexta-feira (14), o Metrô paulistano completa 38 anos com a marca de já ter transportado 22,1 bilhões de pessoas --o equivalente a 111 Brasis ou três vezes a população mundial-- e percorrido, em quilômetros, o mesmo que 463 viagens de ida e volta à lua.
Nessa data, em 1974, foi inaugurado o primeiro trecho metroviário da cidade, entre as estações Vila Mariana e Jabaquara, na linha 1-azul. A companhia havia sido fundada seis anos antes.
Nos próximos dois anos, os atuais 74 km de linhas devem ser complementados pela extensão da linha 5-lilás, na zona sul, além do monotrilho que deve ligar a estação Vila Prudente, da linha 2-verde, ao bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste.
Também devem ficar prontas as próximas estações da linha 4-amarela: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho e São Paulo-Morumbi.
Na quinta-feira (6/9), o Metrô registrou seu recorde de usuários, quando 4,7 milhões de usuários passaram por alguma de suas 64 estações. Dentre as cinco linhas do Metrô, três já apresentam superlotação, como mostrou a sãopaulo, em abril.
Segundo Mauro Biazotti, diretor de planejamento do Metrô, o problema tende a ser contornado com a inauguração das novas estações e dos novos trechos. "Vai distribuir a oferta de lugares ao longo da linha e desafogar a rede", diz.
Fonte: Folha Online