ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

7 de março de 2015

Obras de modernização alteram a circulação dos trens da CPTM

Neste fim de semana, 7 e 8 de março, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Luz e Perus. Para atender os usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão em pontos diferentes conforme os horários abaixo:

- Das 4h às 5h, haverá conexão de ônibus com destino a Perus nas estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, fazendo paradas intermediárias, para embarque e desembarque, na Estação Pirituba.

- Das 5h até meia noite, a conexão de ônibus será realizada entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus. Portanto, os usuários da Estação da Luz com destino sentido Francisco Morato poderão utilizar o Metrô ou os trens da Linha 8-Diamante, entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda, onde haverá transferência para os ônibus. As senhas para utilização dos coletivos devem ser retiradas nas estações. 

O intervalo médio entre as estações Perus e Jundiaí será de 30 minutos durante toda a operação comercial. 

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá serviços nos equipamentos de rede aérea entre as estações Osasco e Ceasa. A circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino. Para prosseguir viagem, os usuários deverão fazer transferência para a Linha 8-Diamante, na estação Presidente Altino.

Das 4h às 18h, serão realizadas intervenções de infraestrutura da Estação Jurubatuba. Das 9h às 19h, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. Das 9h às 19h, o intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha. 

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 4h às 18h, haverá serviços de infraestrutura e intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 30 minutos no trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral/ Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Domingo: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos devido os serviços que serão realizados na extensão da Linha 11-Coral.

Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, com paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Antônio Gianetti Neto, Calmon Viana e Suzano. As senhas para uso dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio entre as estações Jundiapeba e Estudantes será de 15 minutos. 

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado e Domingo: das 21h de sábado até meia-noite de domingo, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Comendador Ermelino e USP Leste. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.