Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de fevereiro de 2015

Alunos encontram texto à la Mussum em cadastro no site da SPTrans

Alguns estudantes que acessaram a página da SPTrans neste final de semana encontraram uma mensagem que lembrava o linguajar do Mussum, conhecido personagem dos Trapalhões.

"Sapien in monti palavris qui num significa nadis i pareci latim" é uma das frases que apareceram a quem preenchia a declaração de renda exigida para receber o benefício da tarifa zero.

A declaração de renda é exigida aos estudantes de universidade pública. Só têm direito à gratuidade os alunos cotistas ou comprovarem renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio.

O problema foi identificado por um jovem que estuda na Fatec e enviou uma cópia da mensagem pelo Whatsapp da Folha: (11) 99490-1649.

A SPTrans afirmou em nota que seu corpo técnico está trabalhando para identificar a causa da mensagem. "No início da manhã [desta segunda] foram tomadas providências para que o fato deixasse de ocorrer e a situação no site já foi normalizada", informou a SPTrans em nota.

Reprodução
Formulário de declaração de renda do site da SPTrans usa texto à la Mussum Ipsum no lugar de declaração oficial

Em 2013, uma mensagem semelhante foi publicada no "Diário Oficial" de Alagoas: "Suco de cevadiss, é um leite divinis, qui tem lupuliz, matis, aguis e fermentis". Na ocasião, a Imprensa Oficial afirmou que a impressão indevida acontece durante "teste de segurança rotineiro".

Mussum ficou conhecido por utilizar as terminações "is" e "évis" no final das palavras –como "forévis". O vocabulário do personagem também incluía expressões como "mé" (cachaça) e "faz uma pindureta" –quando queria beber sem pagar.

Fale com a Redação -novasplataformas@grupofolha.com.br