Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de fevereiro de 2015

Horário de verão termina hoje

O horário de verão termina hoje, à meia-noite. Não haverá prorrogação que chegou a ser cogitada pelo governo federal. Sendo assim, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Quem pretende aproveitar a "hora extra" para passar uma um tempo a mais fora de casa não precisa se apressar, porque o transporte público irá operar em esquema especial (uma hora a mais).
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô vão manter o funcionamento até 1 hora da madrugada de acordo com o horário convencional ou até as 2 horas, segundo o horário de verão.

No domingo, todas as estações da CPTM reabrem para o público no horário habitual: às 4 horas. As estações do Metrô reabrem às 4h40.

As linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) irão funcionar até a meia-noite do horário "normal", sendo 1 hora da madrugada do horário de verão. A partir de domingo, as linhas cumprirão a tabela normalmente.

Com o fim do horário de verão é preciso readaptar o organismo. A mudança costuma ser mais sentida no início. No entanto, algumas recomendações são importantes.

"A volta ao padrão ´convencional´ pode causar incômodos durante os primeiros dias", revelou a médica clínica-geral e geriatra Rossana Maria Russo Funari.

De acordo com a especialista é normal sentir um mal-estar, uma dificuldade para dormir e um pouco de sonolência durante o dia. Em alguns casos, os sintomas podem incluir alterações de humor e de hábitos alimentares.

"Tudo isso acontece devido à uma mudança do ritmo circadiano do organismo", destacou.

Mogi News