Entre as 20h de sábado (11) e o final do domingo (12), os trens vão circular em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação. Durante esse período, a operação será feita com velocidade reduzida e maiores intervalos, medida necessária para garantir a segurança durante a continuidade das escavações do túnel.
O Metrô recomenda que os passageiros busquem rotas alternativas para evitar atrasos. Quem utiliza a Linha 4-Amarela pode seguir até a estação República e fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha, ou ainda usar a estação Luz para acessar a Linha 1-Azul. Passageiros da Linha 5-Lilás podem optar pela integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Já aqueles que precisam chegar à Linha 15-Prata deverão necessariamente usar a Linha 2-Verde em parte do trajeto. As demais linhas — 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata — vão operar normalmente durante o fim de semana.
O novo túnel, com capacidade para até 18 mil passageiros por hora, deve facilitar o deslocamento entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, reduzindo o tempo de transferência e melhorando o fluxo de passageiros. A escavação utiliza o método austríaco (NATM), indicado para diferentes tipos de solo. A estrutura terá 9,4 metros de comprimento e 6,32 metros de diâmetro, partindo de um poço com 31,5 metros de profundidade localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, esse mesmo ponto também servirá como sistema de ventilação e exaustão do túnel.