Horário de operação da Linha 17-Ouro || De segunda a sexta-feira das 10h às 15h.
SITUAÇÕES DAS LINHAS
17 Linha 17-Ouro
Horário: Segunda a sexta, 10h às 15h
Ouro
Fora de Operação
AG Aeromovel GRU
Horário: Todos os dias, 17h às 23h59
Aeromovel GRU
Fora de Operação
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário normal: 4h40 às 0h
Sábado (28) → Domingo (29): 24 horas
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário normal: 4h40 às 0h
Sábado (28) → Domingo (29): 24 horas
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário normal: 4h40 às 0h
Sábado (28) → Domingo (29): 24 horas
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário normal: 4h40 às 0h
Sábado (28) → Domingo (29): 24 horas
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Alckmin congela o valor da tarifa unitária do Metrô e da CPTM em SP

Geraldo Alckmin em evento nesta sexta-feira (Foto: Tatiana Santiago/G1)
Preço da passagem não terá reajuste em 2017 e continua em R$ 3,80. Valor da tarifa do ônibus municipal também foi congelada por João Doria.

O governo de São Paulo decidiu congelar em R$ 3,80 o valor da tarifa do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trem Metropolitano) para 2017. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

"A questão da tarifa nós decidimos conjuntamente com os técnicos da Prefeitura que nós vamos manter a tarifa básica de R$ 3,80. Ela beneficia mais da metade dos usuários do Metrô", afirmou durante entrega de trem da Linha 7-Rubi.

Já o valor das integrações deverá sofrer reajuste. Os valores devem ser anunciados ainda nesta sexta pelo governo de São Paulo. O mesmo deve ocorrer em relação aos bilhetes temporais, caso do Mensal e do Semanal e do bilhete madrugador. Segundo Pelissioni, não haverá alterção no valor pago por estudantes que não têm acesso ao passe livre e tampouco corte na gratuidade da passagem de idosos com mais de 60 anos.

Com a medida, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu seguir os passos do seu afilhado político, o prefeito eleito João Doria (PSDB), e não reajustar o valor das tarifas. Na quinta-feira (29), o governador havia dito que estava "raspando o fundo do tacho pra evitar reajuste".

Aumentos

O último aumento ocorreu no início deste ano quando as tarifas passaram de R$ 3,50 para R$ 3,80. Na mesma data, o valor da passagem dos ônibus foi reajustado.

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado têm tomado em conjunto decisões sobre os valores das tarifas dos ônibus municipais, trens e Metrô em conjunto nos últimos 5 anos. Os meios de transportes estão interligados pela integração do Bilhete Único e compartilham a receita arrecadada.

Ônibus

Promessa de campanha de João Doria, a manutenção das passagens dos ônibus em R$ 3,80 foi anunciada em outubro, um dia após ele vencer as eleições para a Prefeitura Municipal ainda no primeiro turno.

Desde então, o prefeito eleito estuda formas de minimizar o impacto da medida para os cofres municipais, já que os subsídios pagos às empresas de ônibus em 2016 para compensar gratuidades foram de cerca de R$ 2 bilhões. Apenas esse gasto representa mais de 3% de toda a arrecadação anual prevista para a cidade.

Uma das medidas que deverão ser adotadas pela prefeitura será interromper o passe livre para idosos entre 60 e 64 anos e que ainda não estejam aposentados. Doria defende que não faz sentido conceder esse benefício para munícipes nessa faixa de idade e que ainda são economicamente ativos. 

O benefício é obrigatório em todo o Brasil por legislação federal a partir dos 65 anos.


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/alckmin-congela-o-valor-das-tarifas-do-metro-e-da-cptm-em-sp.ghtml

Alckmin veta homenagear pastor com nome na estação de metrô Vila Mariana

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) decidiu, na quinta-feira (29), vetar a proposta de alterar o nome da estação de metrô Vila Mariana, da linha 1 (azul), localizada na zona sul da capital paulista, para fazer homenagem a um pastor evangélico, Enéas Tognini.

As razões para o veto serão publicadas no "Diário Oficial do Estado" nesta sexta-feira. O governador ressaltou que a proposta parlamentar contraria a Constituição Estadual e que "a definição da nomenclatura de estações e de pátios de manutenção do metrô seguem conceitos e critérios que consideram referências urbanas preexistentes e a opinião pública".

O texto com o veto ressalta ainda que "a eventual alteração acarretaria em confusão aos usuários e custos ao Metrô, uma vez que seria necessária a substituição de toda a comunicação visual do sistema e da respectiva estação".

O deputado estadual André Soares (DEM), que propôs a alteração (encaminhada à Assembleia Legislativa em 9 de dezembro), é filho do pastor neopentecostal Romildo Ribeiro Soares, conhecido na TV como missionário R.R. Soares, onde apresenta um programa.

O deputado justificou a tentativa de rebatizar a estação com o argumento de que Enéas Tognini, morto no ano passado, foi "um dos grandes líderes do avivamento espiritual, nos anos 1960, que originou a Convenção Batista Nacional" e que o pastor "tem especial relação com a região objeto da homenagem".

A Igreja Batista do Povo, fundada por Tognini, fica na rua Domingos de Morais, uma das principais vias na Vila Mariana, perto da estação do metrô, que foi inaugurada há 43 anos.

Críticas de passageiros
"A mudança não vai melhorar nada para nós, fora que o nome atual já é um ponto de referência conhecido por muita gente", disse a empregada doméstica Marinês Santos, 49.

Já o microempresário Wilson Alves Junior, 33, afirmou que as prioridades dos deputados deveriam ser outras. "Moro em Francisco Morato [município ao noroeste da capital paulista], e a linha que serve a cidade precisa de muitas melhorias, porque os trens são umas sucatas que quebram sempre. Por que eles não se preocupam com esse tipo de coisa em vez de ficar mudando nome de estação?"

"Sou contra dar nomes de pessoas para lugares públicos assim", disse o técnico em contabilidade Jorge Takashi, 75.

A estagiária em Direito Simone Soares, 52, também criticou: "Mesmo sendo evangélica, eu não apoio, porque a glória vai só para a família do homenageado."

Outros casos
Em 2011, o Metrô foi obrigado a alterar o nome da estação Jardim São Paulo, também na linha 1, para Jardim São Paulo-Ayrton Senna, após a Assembleia Legislativa derrubar o veto do governo a um projeto de lei apresentado em 2009 pelo deputado Campos Machado (PTB).

Na época, a troca de nome gerou críticas, pois além de acarretar custos ao sistema, o nome do piloto já é usado em outros logradouros na cidade -- uma rodovia e um túnel sob o parque Ibirapuera, na zona sul.

Em 2008, o governo do Estado decidiu alterar o nome da estação Imigrantes, na linha 2 (verde), para Santos-Imigrantes, em homenagem ao time de futebol da Baixada Santista. Dois anos antes, a estação Bresser, na linha 3 (vermelha), passara a se chamar Bresser-Mooca, após um projeto apresentado pelo ex-deputado estadual Romeu Tuma (PMDB).

Naquele mesmo ano, a estação no extremo oeste da linha 3, Barra Funda, já havia ganhado um acréscimo ao seu nome para condecorar outro time de futebol, o Palmeiras.

Desde 2013, três estações da CPTM tiveram seus nomes modificados em função de projetos apresentados, defendidos e aprovados por deputados estaduais. A estação Ribeirão Pires, na linha 10-turquesa, se tornou Ribeirão Pires-Antônio Bespalec, em homenagem a um político e arquiteto da região. No mesmo ramal, a estação São Caetano passou a ser designada São Caetano-Prefeito Walter Braido. No ano passado, a estação Mooca virou Juventus-Mooca, para homenagear o time de futebol.

Somente nos últimos dois anos, dez projetos de lei foram apresentados na Assembleia Legislativa com o intuito de modificar nomes de estações de metrô e trem.

Metrô e CPTM funcionam na madrugada do Ano Novo

CONFIRA COMO FICA A OPERAÇÃO DO METRÔ

Quem pretende comemorar a chegada do Ano Novo na Avenida Paulista encontrará no Metrô a melhor alternativa de transporte para chegar ao local da festa. Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários que forem aos eventos programados na região, a circulação de trens em todas as linhas de metrô será ininterrupta durante toda a madrugada.

Os usuários poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente –Vila Madalena), exceto a estação Brigadeiro, 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã-Luz), operada pela concessionária ViaQuatro, até às duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Trianon/Masp, Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque. Nas linha 5-Lilás e 15-Prata, os usuários poderão embarcar em todas as estações até a meia-noite. Após esse horário, as estações permanecerão abertas, porém somente para desembarque.

Estação Brigadeiro fecha mais cedo no dia 31

Quem utiliza a estação Brigadeiro deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano. Em razão da proximidade ao local da festa na Paulista, por questões de segurança, no sábado, 31 de dezembro, a estação será fechada às 16 horas e reabrirá somente às 4h40 do dia 1º. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações e nos trens e nas redes sociais oficiais do Metrô.

Durante a noite de Réveillon, para garantir a segurança dos usuários, o contingente de funcionários será reforçado nas estações. Em caso de necessidade, o usuário deve solicitar auxílio a um funcionário ou enviar mensagem para o serviço SMS-Denúncia. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 97333-2252 para rápida atuação dos funcionários do Corpo de Segurança.

O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

No primeiro dia de 2017, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40. Nesse dia, a frota em operação em todas as linhas será a habitual de um domingo.

Retorno tem antecipação de horário

Na segunda-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4, com viagens extras para os usuários. Nas linhas 5-Lilás e 15-Prata, a abertura das estações ocorrerá no horário habitual, às 4h40.
Para mais informações sobre a operação da rede metroviária, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que funciona todos os dias, das 5h30 às 23h30.

Já a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.



OPERAÇÃO DA CPTM

CPTM vai operar durante madrugada do Réveillon com estações abertas para desembarque​


 Os embarques serão possíveis nas estações integradas com o Metrô por meio da transferência

​Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz– Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 1h00, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque.


Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.

Governo de SP estuda congelar tarifa do Metrô e CPTM em R$ 3,80

Alckmin prevê anúncio até esta sexta-feira (30). Medida seria semelhante à já anunciada pelo prefeito eleito da capital, João Doria, que anunciou manutenção das passagens dos ônibus.

O governo de São Paulo estuda congelar a tarifa do Metrô em R$ 3,80 para o próximo ano e seguir a mesma medida já anunciada para os ônibus municipais pelo prefeito eleito da capital, João Doria (PSDB).

A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante entrega de unidades habitacionais na manhã desta quinta-feira (29), no centro de São Paulo.

"Nós estamos exatamente nesse momento fazendo todos os estudos, raspando o fundo do tacho pra evitar reajuste. Se for feito, será o menor possível para beneficiar ao máximo a população nesse momento de dificuldade, de queda de salário, de aumento de desemprego", disse. "Os números ainda não estão fechados, vamos aguardar até amanhã", afirmou o governador, prevendo uma resposta definitiva nesta sexta-feira (30). Questionado se irá congelar a tarifa, Alckmin respondeu: "Estamos estudando".

A manutenção das passagens dos ônibus em R$ 3,80 foi anunciada por Doria em outubro, um dia após ele vencer as eleições para a Prefeitura Municipal ainda no primeiro turno. Desde então, o prefeito eleito estuda formas de minimizar o impacto da medida para os cofres municipais, já que os subsídios pagos às empresas de ônibus em 2016 para compensar gratuidades foi de cerca de R$ 2 bilhões. Apenas esse gasto representa mais de 3% de toda a arrecadação anual prevista para a cidade.

Uma das medidas que deverão ser adotadas pela prefeitura será interromper o passe livre para idosos entre 60 e 64 anos e que ainda não estejam aposentados. Doria defende que não faz sentido conceder esse benefício para municípes nessa faixa de idade e que ainda são economicamente ativos. O benefício é obrigatório em todo o Brasil por legislação federal a partir dos 65 anos.


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/governo-de-sp-estuda-congelar-tarifa-do-metro-e-da-cptm.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Polícia prende segundo suspeito de matar ambulante no Metrô de SP

Alípio dos Santos foi localizado em um prédio da Cohab, em Itaquera. O primo dele, Ricardo Martins do Nascimento, foi preso na noite de terça-feira.

A polícia prendeu no início da tarde desta quarta-feira (28) Alípio Rogério dos Santos, o segundo suspeito de matar o ambulante Luiz Carlos Ruas a socos e pontapés na estação Pedro II do Metrô, no domingo (25). Alípio foi localizado em um prédio da Cohab em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O outro suspeito, Ricardo Martins do Nascimento, foi preso na noite desta terça-feira (27) e disse estar "arrependido".

Ele foi levado para a delegacia do metrô que investiga o caso na estação Barra Funda. O advogado dos acusados afirmou nesta quarta-feira (28) que a agressão ocorreu porque os homens foram “atacados” com tentativa de roubo do celular e um deles levou uma “garrafada”.

Segundo o delegado Rogério Marques que participou da prisão disse que Alípio foi localizado após recebimento de uma denúncia anônima por e-mail. As equipes de polícia estavam na região procurando o suspeito. Quando estavam chegando Alípio estava saindo com o advogado provavelmente para se entregar.

"Ele disse estar arrependido apenas, disse que foi um mal entendido, que foi uma agressão boba, que estava bêbado", afirmou o delegado.

O suspeito passará pelo reconhecimento de 14 testemunhas e depois deverá ser levado para o 77º DP, na região central de São Paulo.

Segundo a ex-mulher de Alípio, que não quis ter o rosto nem o nome divulgado, Alípio tem comportamento agressivo. "Ele tinha esses acessos de loucura, às vezes chutava as coisas. Ele batia nas coisas, gritava, xingava, chamava atenção dos vizinhos nessas brigas", disse.

Ricardo foi preso em Itupeva, no interior de São Paulo. Poucas horas depois, na manhã desta terça, ele foi colocado diante de 14 pessoas que estavam na Estação Pedro II no domingo. Todas reconheceram o agressor, segundo o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, que investiga o caso.

Entre as testemunhas presentes está a travesti Raíssa, que segundo a investigação policial foi defendida por Ruas pouco antes de ele ser espancado. O vendedor teria tentado defender a travesti e um morador de rua homossexual que teriam sido agredidos por Ricardo e Alípio.
Ao ser preso na noite de terça-feira, Martins afirmou estar arrependido e que estava alterado após consumir “cachaça”
.
Gonçalves disse que o reconhecimento das testemunhas foi necessário para embasar o inquérito policial, já que, na Justiça o suspeito poderia dizer que foi coagido pela polícia para assumir a autoria do crime, segundo o delegado. "Depois ele muda a conversa e a polícia vira a vilã da história", diz.


G1

CPTM vai operar durante madrugada do Réveillon com estações abertas para desembarque

Os embarques serão possíveis nas estações integradas com o Metrô por meio da transferência

Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi (Luz– Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Brás – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 1h00, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque.

Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos