Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Metrô de SP deve conceder linhas, mas seguir estatal em engenharia


 
As informações a seguir foram extraídas do site Pipeline.

O futuro do Metrô de São Paulo pode envolver uma maior participação da iniciativa privada, mas a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) continuará sendo uma empresa pública, com 99,5% de suas ações detidas pelo governo do estado e o restante pelo município.

De acordo com o presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, a estatal manteria suas funções de engenharia e consultoria em mobilidade urbana, incluindo o planejamento de novas linhas, definição de traçados, compensações ambientais e desapropriações. A operação dos trens, no entanto, passaria para a iniciativa privada, seguindo o modelo de concessão já adotado na Linha 4-Amarela, operada pela CCR.

Um estudo realizado pelo Banco Mundial e seu braço de investimentos, o IFC, está avaliando a viabilidade da concessão das linhas públicas ainda sob operação: 1 – Azul, 2 – Verde, 3 – Vermelha e 15 – Prata. O governo paulista planeja colocar essas linhas em pacotes de concessão a serem definidos após os resultados desse estudo.

Além disso, a empresa tem adotado medidas para aumentar sua eficiência operacional, incluindo uma redução de 29% no número de empregados, passando de 10,2 mil para 7,24 mil funcionários, além de revisão de contratos e investimentos em energia solar para reduzir custos com eletricidade.

Em termos de satisfação, uma pesquisa recente revelou que 76% dos passageiros consideram o serviço bom ou ótimo, o melhor índice em 22 anos, embora ainda existam reclamações sobre lotação, qualidade e pontualidade, especialmente nas linhas mais antigas e na Linha 15 – Prata, que enfrentou incidentes como quedas de placas de concreto e colisões durante a manutenção.

A Linha 17 – Ouro, que deveria ter sido concluída para a Copa de 2014, está prevista para entrar em operação comercial no segundo semestre de 2026. O Metrô também está implementando portas de plataforma para aumentar a segurança dos usuários.

Apesar das críticas e desafios, Castiglioni destaca que o Metrô de São Paulo continua sendo um símbolo de identificação para os paulistanos, que podem reclamar do serviço, mas defendem sua importância e a qualidade do transporte.

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